Lançamento oficial da 17ª Festa Nacional do Moranguinho

Data de Publicação: 3 de julho de 2017
Fotos: Castor Becker Júnior
Crédito: Castor Becker Júnior

Homenagens e emoções marcaram a Noite Cultural de Lançamento da 17ª Festa Nacional do Moranguinho, ocorrida nesse domingo, no Centro Municipal de Cultura e Eventos. A movimentação, no espaço dentro do Parque Municipal, deu destaque especial aos produtores rurais do município – grandes responsáveis não só pelo sucesso da festa da fruta-símbolo de Bom Princípio, mas por boa parcela do desenvolvimento econômico local. A identidade cultural também ficou marcada nas apresentações de orquestra, canto e danças. Mas o ponto alto foi a apresentação dos trajes oficiais da rainha Thais Klering e das princesas Sabrina Lermen e Síntia Schweikart.

A noite teve ainda a apresentação do logo da Festa do Moranguinho e do jingle do evento, que foi gravado por gaúchos que fizeram sucesso nas duas temporadas do The Voice Kids: Anna Lira, Isabelle Mottini, Letícia Roennau, Luis Arthur Seidel e Maria Fernanda Costa. Aliás, os cinco – que atualmente integram o projeto Nosso Jeito é Cantar – participaram à tarde da gravação do comercial de tevê da Festa do Moranguinho e terão uma apresentação durante a programação do evento, em setembro.

AGRICULTURA FAMILIAR
O presidente da Comissão Organizadora da Festa do Moranguinho, César Baumgratz, destacou o esforço do município em manter seu evento máximo enquanto outras festas tradicionais do Estado estão deixando de ser realizadas. César ressaltou ainda a importância do morango, mais do que fruta, como símbolo da agricultura familiar e de toda a comunidade bom-principiense. “Por isso, estamos trabalhando a Festa deste ano em três eixos: a valorização do produtor e a agricultura familiar, a cultura local, que abrange desde os grupos culturais até a gastronomia, e o entretenimento – a boa estrutura do espaço desde as atrações artísticas até a segurança bem estruturada.
O foco na valorização cultural e dos produtores também esteve na fala das soberanas, que destacaram o orgulho de estarem representado o município. Já o prefeito Fábio Persch lembrou a construção da marca do morango e destacou outros setores abrangidos por ela, como os de vestuário, cerâmica, móveis e artesanato. “Que os visitantes possam levar para casa o bom de nossa história comercial, industrial e da agroindústria.”
Mas a noite não terminou sem uma homenagem aos organizadores e soberanas das festas anteriores. E um vídeo especial de homenagem aos agricultores feito com Edgar Schuster e sua família. Aos 87 anos, Edgar é o produtor de morangos mais antigo do município e se emocionou ao se ver na tela grande junto com um filho e uma neta.
Também foi anunciado o site da festa, no endereço:
www. festadomoranguinho.com.br