Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Robótica Educacional amplia oportunidades de aprendizagem em Bom Princípio


Secretarias: Educação, Cultura, Desporto e Turismo
Data de Publicação: 7 de outubro de 2026

O projeto de Robótica Educacional chega ao segundo ano com duas turmas e mais de 50 estudantes envolvidos. A proposta une tecnologia e aprendizagem prática, estimulando criatividade, raciocínio lógico, autonomia e trabalho em equipe.

 

Montar, programar, testar, errar, tentar de novo e encontrar soluções. É assim, na prática, que a robótica transforma tecnologia em aprendizado e abre novas possibilidades para os estudantes de Bom Princípio. Pelo segundo ano consecutivo, o projeto de Robótica Educacional LEGO MINDSTORMS Education EV3 integra a rede municipal e, desta vez, chega ainda mais longe! São duas turmas, um total de 50 estudantes, ampliando o acesso a experiências que estimulam criatividade, raciocínio lógico, autonomia e trabalho em equipe.

A quarta-feira marcou o início das atividades do projeto Robótica Educacional. Na EMEF São José, no Morro Tico-Tico, as aulas acontecem pela manhã, reunindo 28 estudantes – são 21 da São José e sete da EMEF São Marcos. Já na EMEF “12 de Maio”, o projeto segue no turno da tarde com a participação de 22 estudantes.

Realizadas no contraturno escolar, as atividades serão desenvolvidas em dez encontros, até 9 de dezembro, com aulas ministradas pelo professor William Silveira da Silva. Os estudantes irão trabalhar com montagem e programação, desenvolvendo robôs capazes de executar tarefas de forma autônoma e buscando soluções para diferentes desafios.

De acordo com o coordenador Angelo de Freitas, mais do que aprender a programar ou montar um robô, a proposta estimula habilidades que fazem parte da formação dos estudantes, como raciocínio lógico, criatividade, autonomia, trabalho em equipe e resolução de problemas. A cada desafio, eles são incentivados a testar, observar resultados, identificar o que pode ser melhorado e buscar novas soluções.

A ampliação do projeto é resultado da parceria entre a Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, ACI e SENAI e representa mais uma oportunidade de aproximar os estudantes da educação tecnológica, preparando-os para um mundo em constante transformação.

A abertura das atividades nas duas escolas contou com a presença do prefeito Vasco Brandt, da secretária de Educação, Cultura, Desporto e Turismo, Marcia Rhoden, do coordenador Angelo de Freitas, do professor William, do presidente da ACI, Diego Schneider, além de representantes das equipes diretivas dos educandários.

 

Conhecimento, novas experiências e preparação para o futuro

Na abertura das aulas, o prefeito Vasco Brandt destacou o orgulho da Administração Municipal com a ampliação do projeto e incentivou os estudantes a aproveitarem a oportunidade. Segundo ele, o conhecimento adquirido agora poderá fazer diferença na formação e na trajetória profissional dos jovens.

Vasco ressaltou que o mercado está cada vez mais exigente e competitivo, tornando a qualificação um diferencial. “Vocês vão ter uma carta na manga, pois conhecimento ninguém tira de vocês”, afirmou. O prefeito também agradeceu às instituições parceiras e reforçou o compromisso de Bom Princípio com a preparação dos jovens para os desafios do futuro.

O professor William Silveira da Silva ressaltou que as atividades vão proporcionar novas experiências e desenvolver habilidades como trabalho em equipe, programação, raciocínio lógico e resolução de problemas. Os estudantes irão montar e programar robôs, realizar testes e buscar soluções para diferentes desafios. “Os protagonistas são vocês. Eu só vou conduzir”, destacou.

A secretária de Educação, Cultura, Desporto e Turismo, Marcia Rhoden, falou sobre a alegria em acompanhar o início das atividades e agradeceu aos estudantes pelo entusiasmo. Ela ressaltou que, além dos conhecimentos técnicos, o projeto contribui para o desenvolvimento socioemocional. “É uma oportunidade muito especial, uma bagagem que vai ficar para a vida de vocês”, afirmou, agradecendo também às instituições parceiras.

Representando a ACI, o presidente Diego Schneider destacou o potencial dos estudantes de Bom Princípio e a importância de investir em seu desenvolvimento. “Bom Princípio tem muitas mentes brilhantes e queremos continuar acreditando em vocês e no futuro de vocês”, afirmou. Diego também reforçou a importância da parceria que viabiliza o projeto e reafirmou a relevância da iniciativa na vida dos estudantes. “Quem mais progride é quem resolve problemas”, comentou.

As diretoras das escolas também incentivaram os estudantes a aproveitarem a experiência e os diferentes conhecimentos que serão construídos ao longo das atividades. Joana Fritzen, da EMEF “12 de Maio”, destacou que a iniciativa pode ser um diferencial na vida de cada estudante, enquanto as demais diretoras reforçaram a importância de fazerem isso por eles mesmos. “Façam por vocês! Não é pelo professor”, ressaltou a diretora da São José, Ester Lúcia Boogorni Arnhold. “A gente acredita em vocês e quer ver vocês se realizando como profissionais”, ressaltou Maísa Selbach, da São Marcos. Segundo elas, iniciativas como esta ajudam a criar novos espaços e preparar bons profissionais para o futuro.


WhatsApp Image 2026-10-07 at 08.20.38.jpeg
WhatsApp Image 2026-10-07 at 08.20.37 (1).jpeg
WhatsApp Image 2026-10-07 at 08.20.37.jpeg
WhatsApp Image 2026-10-07 at 08.20.36.jpeg
WhatsApp Image 2026-10-07 at 08.20.33.jpeg
WhatsApp Image 2026-10-07 at 08.20.31 (2).jpeg
WhatsApp Image 2026-10-07 at 08.20.31 (1).jpeg
WhatsApp Image 2026-10-07 at 08.20.31.jpeg
WhatsApp Image 2026-10-07 at 08.20.30 (2).jpeg
WhatsApp Image 2026-10-07 at 16.06.02 (4).jpeg
WhatsApp Image 2026-10-07 at 16.06.02 (3).jpeg
WhatsApp Image 2026-10-07 at 16.06.02 (1).jpeg
WhatsApp Image 2026-10-07 at 16.06.02.jpeg
WhatsApp Image 2026-10-07 at 16.06.01 (3).jpeg
WhatsApp Image 2026-10-07 at 16.06.01 (2).jpeg
WhatsApp Image 2026-10-07 at 16.06.01 (1).jpeg
WhatsApp Image 2026-10-07 at 16.06.01.jpeg
WhatsApp Image 2026-10-07 at 16.06.00.jpeg
© Copyright 2026 - Todos os direitos reservados à Prefeitura de Bom Principio/RS