Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)

A +

A -

Padrão


Original

Contraste
menu
×
Notícias

Conferência Municipal de Saúde define prioridades para os próximos quatro anos em Bom Princípio


Data de Publicação: 28 de abril de 2025



Com o objetivo de construir coletivamente as diretrizes que irão nortear a saúde pública de Bom Princípio nos próximos quatro anos, a Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde realizaram a Conferência Municipal de Saúde. O evento, realizado na quinta-feira, dia 24, reuniu profissionais, gestores e usuários do sistema em um espaço de escuta, reflexão e proposição.

A conferência é uma etapa essencial do planejamento em saúde pública, pois define as propostas que irão compor o Plano Municipal de Saúde — documento que orienta as ações da secretaria em todas as áreas da atenção à saúde no município. O evento contou com diversos momentos de participação ativa, iniciando com o credenciamento dos participantes, saudações de abertura e leitura e aprovação do regimento interno.

Ainda teve uma palestra com Paulo César de Marco Júnior - formado em Ciências Biológicas, ele é especialista em Levantamento e Monitoramento de Fauna e Gestão Pública em Saúde, também possui Residência em Vigilância em Saúde, além de ser mestre e doutor em Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual. Paulo César apresentou um panorama do diagnóstico situacional da saúde em Bom Princípio, com destaque para as questões relacionadas à saúde do trabalhador.

A partir desta contextualização, os participantes foram divididos em cinco grupos de trabalho, organizados por eixos temáticos estratégicos: Atenção Básica, Saúde Mental, Assistência Farmacêutica, Vigilância em Saúde e Média Complexidade Cada grupo teve como missão discutir os desafios locais e propor caminhos/soluções que possam fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) em âmbito municipal.

A conferência foi avaliada como extremamente positiva e enriquecedora pelos organizadores e participantes. “Tivemos a presença de um público bastante diverso, representando diferentes segmentos da sociedade, o que contribuiu para ampliar nosso olhar sobre as prioridades de saúde em cada território. Fiquei especialmente feliz com a riqueza das discussões e a qualidade das ideias que surgiram nos grupos de trabalho. A conferência é exatamente isso: um espaço democrático de construção coletiva, onde cada voz tem valor. Ela é uma etapa fundamental do planejamento da saúde, e o que buscamos foram propostas para um SUS resolutivo e de qualidade”, destacou a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Ana Paula Schmitz.

Mais do que um momento de debate, a conferência reafirmou o compromisso de Bom Princípio com uma saúde pública participativa, acessível e de qualidade, construída com a contribuição de todos os setores da sociedade.

© Copyright 2025 - Todos os direitos reservados à Prefeitura de Bom Princípio/RS

topo