Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)

A +

A -

Padrão


Original

Contraste
menu
×
Notícias

Memorial homenageia secretários de educação


Data de Publicação: 1 de novembro de 2018
Fotos: Alex Steffen/Prefeitura
Crédito: Alex Steffen/Prefeitura



Tarde de 31 de outubro. Dia derradeiro do mês dedicado aos professores. Em uma sala, no interior da prefeitura municipal de Bom Princípio a reunião de um grupo de pessoas versando sobre futuro, presente e especialmente, passado. Entreolhavam-se, tendo em comum, um posto que ocuparam em algum momento de sua história pessoal.

Os secretários de educação que fizeram história em Bom Princípio foram reverenciados com uma singela homenagem. Em nome da cultura que representam, foram convidados a participar de um evento denominado Chá das Cinco. Tratava-se de uma motivação disfarçada para atrair às ex-secretárias que, com a responsabilidade social que têm, vieram até a prefeitura dialogar com a atual titular da pasta, Vanessa Fribel de Quadros Steffen.

Recebendo as boas-vindas da secretária e do prefeito Fábio Persch, logo, a surpresa foi revelada. A emoção era perceptível a cada momento, de modo que houve uma certa nostalgia com a lembrança de Iris Alféria Schmidt, a primeira secretária da educação, dos momentos iniciais do município de Bom Princípio. Cada secretária pode contar, ainda que rapidamente, alguma história que mexeu com o emocional. Quando a pequena Amanda, filha da ex-secretária Andréa Schlindwein Steffen, foi chamada a receber uma homenagem, ao lado do pai, fazendo referência à mãe, falecida em 2012, ainda jovem, houve um vazio nas falas. A pequena quebrou o gelo e perguntou, inocente, se aquele pequeno troféu, com o nome da mãe, era para ser levado para casa. O momento, agora de saudade, fora adocicado.

Posteriormente o prefeito Fábio Persch convidou às ex-secretárias para promoverem a inauguração do memorial, onde consta o quadro de cada uma das que passaram pela pasta. Lá estão imagens antigas de Iris Schmidt, Tânia Baumgratz, Carmen Cecília Schmitz, Jaqueline Menti, Andréa Schlindwein Steffen e Cláudia Raquel Müller. A surpresa feita, com as imagens coletadas nos tempos idos, terminou em uma foto coletiva, estando representadas três épocas diferentes. A pequena e bela Amanda, cabe o futuro, mantendo viva a história que foi contada em 31 de outubro de 2018. Às ex-secretárias, ainda dispostas em construir sociedade, cabe o desenvolvimento de um trabalho atemporal, fazendo com que a educação esteja sempre em primeiro lugar. “O nosso povo, educado e cordial, é a nossa maior riqueza. E esta riqueza vem do que foi pensado, em conjunto, pelos nossos secretários de educação e nossos professores. A educação faz com que a pessoas estejam, sim, sempre, em primeiro lugar”, pontuou o prefeito Fábio Persch, enfatizando que o futuro de Bom Princípio à educação pertence.

© Copyright 2025 - Todos os direitos reservados à Prefeitura de Bom Princípio/RS

topo