Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla
Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)
Data de Publicação: 11 de outubro de 2018
Fotos: Alex Steffen/Prefeitura
Crédito: Alex Steffen/Prefeitura
Ter a saúde em primeiro lugar. Este é um dos objetivos daqueles dos que se voltam para Bom Princípio em um projeto de grande interesse público e também privado. A recuperação das piscinas do União e a retomada das aulas de hidroginástica, natação e outros mais será uma realidade dentro de alguns meses em Bom Princípio, muito, graças ao esforço de um grupo pluripartidário que se move em volta deste objetivo maior.
Quando da divulgação dos resultados da Festa do Moranguinho realizada em 2017, a Associação Comunitária Bom Princípio fez o anúncio da liberação de recursos para as obras no Grêmio Esportivo União, buscando revitalizar o parque de águas e tudo a sua volta. Mas havia muitos outros problemas a serem resolvidos antes que o dinheiro pudesse ser repassado ao clube, na ordem fiscal e também burocrática. Uma nova diretoria foi eleita para seguir à frente ao União, clube criado em 1955, e assim, com apoio da esfera pública e da Associação Comunitária Bom Princípio o projeto teve continuidade. Assim, em 10 de outubro, no gabinete do prefeito, foi feita assinatura oficializando o repasse de R$ 250 mil da Associação à municipalidade que, através de licitação e setor de engenharia irá montar o plano de trabalho com a recuperação no setor de piscinas. Equipamentos que precisam ser adquiridos também terão o devido apoio da associação, havendo a esperança de que, até março de 2019, tudo esteja pronto e possa ser usufruído pela comunidade.
O grupo da maturidade Viva Vida, representado por Nestor Fischer, que o preside, esteve presente ao ato e deverá ser um dos maiores beneficiados, já que o uso da piscina aquecida, com fins preventivos e terapêuticos será de grande importância para aqueles da terceira idade. Também foram tratados valores iniciais a serem praticados para o uso da piscina por pessoas da terceira idade. Mas isso, ainda, haverá de ser melhor abordado e aprofundado em reuniões. O primeiro foco é a realização da obra em si.
O presidente do União, Jandir Ghiliard, se mostrou grato pela colocação da associação e da municipalidade para com o clube e, junto aos demais diretores, assumiu o compromisso de manutenção dos serviços em prol da pluralidade.
Fábio Persch, prefeito municipal, estava vibrante, alegando que a obra no União ultrapassa a conotação física do empreendimento, pois trará benefícios muito acima do que pode ser mensurado. “Muito falamos sobre trazer à vida a área de piscinas do União, pois sabemos que irá trazer muitos benefícios à nossa população. Não se trata apenas de lazer, mas de saúde”, pontuou o prefeito.
A secretária da saúde Lilian Juchem veio de encontro à fala do prefeito, alegando que os investimentos como este trazem grandes benefícios. “Os idosos irão investir um pequeno valor mensal para utilizar dos serviços, mas terão um aumento em qualidade de vida considerável, além de reduzirem os gastos em medicamentos”, salientou Lilian.
O presidente da associação comunitária, Leandro Dewes, fez referência à Festa Nacional do Moranguinho e ao seu presidente em 2017, César Baumgratz, lembrando que, de acordo entre os associados ficou definido que parte do lucro do evento iria ser investido no União, enquanto outra parte será utilizada para melhorias no Ginásio de Esportes do Parque Municipal. “A festa não pode ser vista de maneira isolada. É parte da vida da nossa comunidade. Se todos ajudam na festa do Moranguinho, é direito, também, de usufruírem de um benefício geral quando do lucro do evento”, pontuou.
O prefeito em exercício, Joãozinho Weschenfelder, foi enfático ao defender as obras do União lembrando que não apenas o grupo da maturidade será beneficiado. “A comunidade como um todo terá benefícios. Precisamos de um trabalho sério e focado, onde cada um dá a sua contribuição em nome de uma melhoria de vida para os moradores de Bom Princípio. As pessoas e a sua saúde devem seguir em primeiro lugar, sempre”, finalizou Joãozinho.
Dentro em breve será realizada licitação para a realização das obras e, segundo a expectativa, a entrega da estrutura da piscina aquecida à comunidade será feita em março de 2019. “Temos muitas prioridades, cada qual a seu tempo. Este é o momento de fortalecer um projeto que será de grande valia para a comunidade em geral”, argumentou, ao final, o prefeito Fábio Persch saudando um a um dos participantes da reunião.