Feira da Agricultura Familiar: diálogo, planejamento e novos caminhos
Secretarias: Agricultura
Data de Publicação: 13 de janeiro de 2026
A Feira da Agricultura Familiar e Artesanato de Bom Princípio desempenha um papel fundamental na valorização da produção local, na geração de renda para as famílias agricultoras e no fortalecimento da economia do município. Com o objetivo de qualificar ainda mais este espaço e planejar ações para sua consolidação, a Emater/RS-Ascar e a Secretaria de Agricultura promoveram, na segunda-feira, 12, uma reunião com os feirantes.
O encontro reuniu feirantes, as extensionistas Anna Cristina Xavier e Luana Alves, representando a Emater, além de José Veit, Luiz André Steffen e Paulo José Poersch Griebler, pela Secretaria de Agricultura. A proposta foi avaliar o cenário atual da feira, identificar desafios e potencialidades e definir estratégias conjuntas para ampliar a participação do público e fortalecer o grupo de expositores.
Avaliação da feira
A reunião permitiu uma análise do cenário atual da Feira da Agricultura Familiar e Artesanato de Bom Princípio. Entre os pontos positivos, foram destacadas a qualidade dos produtos — orgânicos e agroecológicos —, a organização do grupo, que possui diretoria e regimento interno, e a boa relação com os consumidores. Também foram identificados os principais itens comercializados, como melado e derivados da cana, frutas, hortaliças, panificados, geleias, fitoterápicos e artesanato.
Entre os desafios apontados estão a baixa circulação de público e a redução no número de feirantes, situação intensificada após as enchentes. Em relação à infraestrutura, foram mencionadas necessidades como melhorias nos toldos para dias de chuva e acesso à internet.
Planejamento e próximos passos
O encontro também teve foco no planejamento de ações para fortalecer a feira. Entre as propostas estão a ampliação da participação em eventos do município, a realização de edições em outros bairros, ações em horários alternativos e estratégias para aumentar o número de feirantes e clientes. Também foi sugerida a criação do Vale Feira para servidores municipais e o sonho de implantar uma estrutura fixa e coberta para os expositores.
Como encaminhamentos práticos, foram definidas ações como a realização de uma visita técnica à Feira de Linha Nova, além de capacitações em mídias sociais, precificação e outros temas. Também será reforçada a divulgação nas redes sociais, com a organização de promoções semanais e sorteios, além de avanços relacionados à infraestrutura, visando fortalecer a feira e ampliar a participação da comunidade.
