Alinhamento regional fortalece proposta para tornar o Hospital São Pedro Canísio referência em traumato-ortopedia
Secretarias: Saúde, Gabinete do Prefeito
Data de Publicação: 22 de setembro de 2025
A proposta de tornar o Hospital São Pedro Canísio referência em traumato-ortopedia de média complexidade deu mais um importante passo. Isto porque na tarde de quinta-feira, 18, no plenário da Câmara de Vereadores, foi realizada uma reunião estratégica entre gestores municipais de saúde. O encontro teve como objetivo apresentar a estrutura prevista, os custos operacionais e o quantitativo de atendimentos que poderão ser ofertados à população regional.
A apresentação da proposta foi feita pela diretora do hospital, Adriana Seibel, que detalhou o funcionamento do serviço e sua capacidade de absorver a demanda reprimida dos municípios. De acordo com a secretária de Saúde e Assistência Social, Maria Rejane Eglior Schlindwein, a reunião foi convocada a partir de uma solicitação da Secretária Estadual de Saúde, feita na semana passada, com o objetivo de alinhar os municípios interessados e estruturar a viabilidade do novo serviço.
Participaram do encontro gestores de saúde das regiões vinculadas a 1ª e a 5ª Coordenadorias Regionais de Saúde. Agora, a proposta será analisada pelos municípios e novamente será pauta para encontros da Comissão Intergestores Regional (CIR), previstos para os dias 25 (na 1ª Coordenadoria) e 26 de setembro (na 5ª Coordenadoria).
O encontro também contou com a presença do prefeito Vasco Brandt, que reforçou o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento da rede de saúde regional. Para ele, transformar o Hospital São Pedro Canísio em referência em traumato-ortopedia de média complexidade é uma conquista estratégica, que trará mais agilidade, qualidade e proximidade no atendimento aos pacientes que hoje precisam se deslocar longas distâncias em busca de atendimento especializado. “Investir na estruturação deste serviço é valorizar a saúde pública e garantir mais dignidade para a nossa população”, destacou o prefeito.
“A efetivação do novo serviço depende da adesão de um número suficiente de municípios, o que é uma condição essencial para a criação de uma nova referência regional em traumato-ortopedia. Este é um momento importante de mobilização e união entre os gestores de saúde. A nossa expectativa é de que, com este esforço coletivo, possamos oferecer um atendimento mais qualificado e resolutivo para a população que hoje aguarda por procedimentos ortopédicos especializados”, destacou a secretária de Saúde e Assistência Social, Rejane.



