Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)

A +

A -

Padrão


Original

Contraste
menu
×
Notícias

Educação Fiscal com música: alunos aprendem cidadania de forma criativa


Data de Publicação: 14 de abril de 2025
Fotos: Aristelmo Júnior
Crédito: Aristelmo Júnior



Educação fiscal foi tema de uma atividade especial na manhã desta sexta-feira, para os alunos da rede municipal de ensino de Bom Princípio. De forma lúdica e interativa, estudantes do 3º ao 9º ano participaram de uma palestra musicada com o cantor, compositor, escritor e filósofo Rodrigo Munari, autor do primeiro livro de literatura de educação fiscal do Brasil, Sapiência e Enrolado.

A atividade integra uma iniciativa do Programa Estadual de Educação Fiscal do Estado do Rio Grande do Sul (PEF/RS), que escolheu Bom Princípio como uma das cidades beneficiárias deste importante projeto de estímulo à leitura e à criatividade. Como parte da proposta, a Secretaria de Educação recebeu exemplares do livro "Sapiência e Enrolado", que estão sendo trabalhados em sala de aula com os alunos, juntamente com um clipe de animação da música de mesmo nome.

O objetivo é tornar o tema da educação financeira e fiscal mais acessível e interessante para crianças e adolescentes, incentivando o pensamento crítico e a consciência cidadã desde cedo.

A culminância do projeto foi a realização da palestra musicada, que reuniu o autor Rodrigo Munari e os estudantes para um momento interativo e cultural. Além de Rodrigo, o evento também contou com a participação de Alcides Seiji Yano, delegado da Receita Estadual de Novo Hamburgo, e Décio Rauber, chefe da seção do Programa de Integração Tributária da DRCM (Divisão de Relacionamento com Cidadãos e Municípios) e representante da Sefaz RS.

Conforme a secretária de Educação, Cultura e Desporto, Marcia Regina Rhoden este momento foi muito importante e de grande aprendizado para os estudantes. "O Livro Sapiência e Enrolado que foi trabalhado com os estudantes, faz uma ótima reflexão sobre o que é ser cidadão, seus compromissos, direitos e deveres. No encontro presencial, os representantes da Sefaz de Novo Hamburgo, reforçaram a importância de cada cidadão exigir a nota fiscal e incluir o seu CPF", destacou.

A iniciativa reforça o compromisso da Educação de Bom Princípio com projetos inovadores e com a formação cidadã de seus alunos, aproximando temas importantes do cotidiano escolar por meio da arte, da música e da literatura.

© Copyright 2025 - Todos os direitos reservados à Prefeitura de Bom Princípio/RS

topo