Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla
Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)
Data de Publicação: 7 de junho de 2024
Fotos: Claudia ComunicAtiva
Crédito: Claudia comunicAtiva
No mês de abril, fez dois anos que iniciaram as Práticas Integrativas Complementares em Saúde – PICS – em Bom Princípio. Com o intuito de prevenir agravos de doenças e de promover e recuperar a saúde, todas as abordagens terapêuticas são gratuitas, mas precisam ser encaminhadas pelos médicos dos postos de saúde do município.
Terapias como ventosas, meditação, auriculoterapia, fitoterapia e naturopatia são técnicas abordadas em três UBSs pela médica Liany Romero Navarro. Já Paula Maria Fracasso, farmacêutica e especialista em Medicina Tradicional Chinesa, Acupuntura e Auriculoterapia, utiliza as técnicas da Medicina Tradicional Chinesa em pacientes encaminhados pelos médicos dos postos de saúde em sua clínica, com atendimento pelo SUS.
Em abril de 2022, as PICS começaram a ser aplicadas apenas na UBS Sede, mas em agosto do mesmo ano o trabalho já foi estendido para a UBS de Santa Teresinha também. E agora, em junho, faz um ano que o posto de saúde do Morro Tico-Tico também conta com a especialidade.
Em dois anos, foram realizados 1.109 atendimentos na UBS Sede, e desde o início das práticas em Santa Terezinha, foram registrados 221 atendimentos e mais 197 na UBS do Morro Tico-Tico. A acupunturista Paula, por sua vez, realizou 960 atendimentos pelo SUS em sua clínica.
Animada com a boa aceitação das PICS nas comunidades e com a melhora significativa dos pacientes, a secretária municipal de Saúde e Assistência Social, Lilian Juchem, acredita que a prevenção sempre é o melhor caminho. “As PICS se somam a outras terapias não convencionais oferecidas nas nossas UBSs para melhorar a qualidade de vida e bem-estar da nossa população”, ressalta a gestora.