O que você precisa saber sobre hepatite
Secretarias: Saúde
Data de Publicação: 6 de julho de 2022
Crédito da Matéria: Claudia comunicAtiva
Julho é o mês da campanha de conscientização e prevenção das hepatites virais, doenças associadas à cirrose hepática e ao câncer no fígado. O Julho Amarelo tem esta cor porque o amarelo está ligado a um dos sintomas característicos da doença, que é a pele e os olhos amarelados.
As hepatites virais são causadas por vírus classificados pelas letras A, B, C, D e E, sendo mais comuns as do tipo A, B e C. Todas elas são doenças silenciosas e podem ser graves.
O diagnóstico precoce amplia a eficácia do tratamento, e é possível fazer o teste nos postos de saúde do município. O exame para detectar se é portador de hepatite é feito mediante agendamento, mas é preciso ter um encaminhamento do médico.
O que é hepatite
É uma inflamação do fígado que pode ser decorrente da infecção por vírus, pelo uso de medicamentos, uso de álcool e outras drogas, doenças autoimunes, doenças metabólicas ou doenças genéticas.
Sintomas
Os principais são cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.
Tratamento
O SUS oferece diagnóstico e tratamento gratuito para todos os tipos de hepatites virais.
PRINCIPAIS NOTÍCIAS

Monitoramento digital: estação automatizada é instalada no Rio Caí

Melhorias em infraestrutura reforçam cuidado com o município

Container traz acolhimento sensorial às crianças atípicas do município
