Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)

A +

A -

Padrão


Original

Contraste
menu
×
Notícias

Mais de 12 mil munícipes já foram recadastrados


Data de Publicação: 16 de agosto de 2021
Crédito: Claudia ComunicAtiva



De tempos em tempos, o Ministério da Saúde solicita o recadastramento para atualização dos bancos de dados do Sistema Único de Saúde (SUS). Desta vez, além de atualizar os dados cadastrais de cada município, é preciso informar também à qual Equipe de Saúde da Família (ESF) cada cidadão pertence. 

Entre as informações necessárias para a atualização, está o número do CPF. Só com ele seu cadastro do SUS ficará regularizado. “Pedimos que as pessoas recebam bem os agentes comunitários de saúde. Toda informação recebida será para uso exclusivo nos serviços de saúde”, explica o médico Rogério Cardozo, coordenador da Atenção Básica de Bom Princípio.

Ele informa que desde maio, quando as equipes puderam reiniciar as vistas e se focar mais nas suas áreas de atuação, já foram atualizados mais de 12 mil cadastros. “Com a reorganização da equipe de vacinação contra a Covid - que passou a ser centralizada no Ponto de Vacinação, no Centro - as demais equipes ficaram liberadas da organização das listas de vacinas, que era a prioridade no início do ano. E assim puderam focar também no recadastramento”, observa o médico. “Informações sobre hipertensão, exames para diabetes, realização de exames preventivos, vacinação em crianças e qualidade do pré-natal são atualizadas de forma permanente”, esclarece.

O médico acrescenta que este trabalho de recadastramento também servirá de base para a reorganização dos agentes de saúde no território de cada equipe e para a ampliação das equipes de saúde. “Somente com informações precisas vamos saber onde estão as pessoas que precisam maior assistência. É ali que o agente de saúde deve estar e é ali que a equipe, como um todo, precisa focar sua maior atenção”, enfatiza.

O recadastramento é feito pelos agentes de saúde e pela própria equipe da saúde a partir das visitas, da revisão de prontuários antigos e informações que constam no sistema. Já os bom-principienses que estão sem agente de saúde neste momento ou aqueles que mudaram recentemente de endereço, devem entrar em contato com sua UBS de referência para atualizar seus dados e endereço.

 

© Copyright 2025 - Todos os direitos reservados à Prefeitura de Bom Princípio/RS

topo