Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)

A +

A -

Padrão


Original

Contraste
menu
×
Notícias

Palestra de sociólogo pautou a Conferência da Assistência Social


Data de Publicação: 3 de agosto de 2021
Crédito: Claudia ComunicAtiva



As boas-vindas ao público que compareceu à V Conferência Municipal de Assistência Social na tarde de segunda-feira, dia 2 de agosto, foram por conta das gestoras da Saúde e do prefeito do município. Primeiramente, a coordenadora da Assistência Social de Bom Princípio, Alana Schneider Wiederkehr, deu as boas-vindas em nome da equipe, e logo depois a secretária da pasta da Saúde e Assistência Social, Lilian Juchem, fez seu breve pronunciamento, agradecendo a presença dos representantes de diferentes segmentos e conclamando para a construção de um plano municipal com foco em todos os cidadãos.
O prefeito Fábio Persch, da mesma forma, falou brevemente. Mencionou a situação favorável do município de Bom Princípio e do Vale do Caí no panorama das políticas públicas nacional e saudou o palestrante Luis Roberto Möller, que logo após tomou a palavra para conduzir a tarde de trabalhos e reflexões.  
Antes do encerramento do evento, ainda foram escolhidas quatro delegadas, que irão representar o município na Conferência Estadual da Assistência Social. Alana Wiederkehr e sua suplente, Carolina Winter, representam a classe governamental, e Cristiane Maria Schneider Wiederkehr e a suplente Dulce Henz representam a sociedade civil no evento que deve acontecer em outubro.

Estratégias para a geração de renda e independência das famílias

Com o tema “Assistência Social: direito do povo, com financiamento público e participação social”, a promoção da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, do CRAS e do Conselho Municipal de Assistência Social fez os participantes refletirem sobre o panorama nacional e, sobretudo, do município. Dentre as pautas, os direitos das pessoas em vulnerabilidade, a geração de renda, benefícios e políticas públicas em geral.
O sociólogo Roberto – que também esteve capacitando a equipe técnica da Assistência Social e membros do Conselho Municipal da assistência social na parte da manhã – fez um apanhado histórico sobre o SUS e detalhou avanços em políticas públicas ao longo do tempo, não esquecendo de ressaltar a origem dos financiamentos de todos esses benefícios e também a sua preocupação com o iminente esgotamento dos recursos. 
Dentre os muitos encaminhamentos para a construção do Plano Municipal da Assistência Social, que deverá vigorar nos próximos quatro anos, está a ampliação e modernização de ações e projetos de enfrentamento da pobreza, a inclusão de ações e atividades para capacitar as famílias de beneficiários dos programas de transferência de renda, a promoção de novas estratégias de participação dos usuários e a utilização das redes sociais para disseminar os direitos socioassistenciais já instituídos. 
“Na parte da tarde, o principal foco de discussão foram os Programas de Geração e Transferência de Renda, e o Roberto reforçou a responsabilidade do usuário em declarar somente informações verídicas para o Cadastro Único”, acrescenta Alana, reiterando que todas essas ideias servirão de base para a elaboração do Plano Municipal.

 

© Copyright 2025 - Todos os direitos reservados à Prefeitura de Bom Princípio/RS

topo