Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)

A +

A -

Padrão


Original

Contraste
menu
×
Notícias

Depois de 13 anos EMEI Branca de Neve tem novo espaço


Data de Publicação: 15 de junho de 2021
Fotos: Clóvis Nascimento e Alex Steffen
Crédito: Alex Steffen



Um sonho conjunto se fez realidade. Iniciado ainda na gestão de Ilda Maria Wiltgen Ost e Frederico Selbach – 2005 a 2008 – a construção de um grande prédio, moderno e com acessibilidade para a EMEI Branca de Neve esbarrou em entraves e até em novos sonhos. Neste dia 14 de junho de 2021, enfim, o que parecia devaneio já distante virou realidade, graças ao esforço de muitos.

A solenidade restrita para poucas pessoas se fez no hall de entrada da EMEI, sob a coordenação da secretária de Educação Vanessa Fribel de Quadros Steffen. Lá estavam o prefeito Fábio Persch, o vice-prefeito Joãozinho Weschenfelder, o presidente da Câmara (e integrante da comissão de retomada do prédio para o município) João Augusto Rodrigues da Silva, educadores, e demais integrantes desta comissão que uniu forças para que o prédio pudesse ser uma EMEI de fato.

A ex-prefeita Ilda Ost não pode se fazer presente ao evento, mas emocionada deixou a sua mensagem. “Sinto-me abençoada por ter o privilégio de fazer parte, por pequena que seja, da história desta casa que agora passa a abrigar tantas crianças. Rogo ao Grande Pai, bênçãos e graças sobre as crianças bem como sobre os(as) profissionais que aí estarão trabalhando pelo bem dos pequeninos. Da minha parte, só gratidão”, mencionou Ilda, que foi prefeita e é uma vocacionada professora.

Ex-secretário municipal e integrante da comissão que trabalhou para a retomada do prédio, André Kercher esteve no ato e lembrou do início da construção, citando os profissionais de então, como Remo Artus. “Não havia nada que não mato. Nem rua. Nem iluminação. Nada. Mas, havia um sonho e hoje vemos ele realizado depois de tanto tempo e tanta luta”, citou Kercher.

Também integrante desta mesma comissão, o hoje presidente da Câmara, João Augusto Rodrigues da Silva repassou os méritos a todas as pessoas que se envolveram neste projeto e lembrou que era desejo da comunidade ver este prédio sendo utilizado para fins de formação educacional infantil.

A secretária de Educação, Vanessa Steffen era, sem dúvida, a mais emocionada. Acostumada a lidar com crianças há muitos anos, observava as 16 salas, algumas apenas com brinquedos e equipamentos, mas sem crianças, e as outras fervilhando encanto, e deixava transparecer no olhar o seu sentimento. “Hoje é dia de comemoração! Este evento entra para a história do Município como um grande marco na educação! Fazemos parte de um grupo que desde o Começou acreditou na possibilidade de trazer a Branca de Neve para seu prédio e agora estamos aqui não só entregando a comunidade, mas comemorando essa conquista!”, mencionou a secretária.

O vice-prefeito Joãozinho Weschenfelder fez uma pequena retrospectiva, enalteceu o trabalho de todas as pessoas que participaram deste processo que culminou na implantação da EMEI. “A prefeita Ilda sonhou a EMEI e nós, com o passar do tempo, também acompanhamos esse sonho que foi sonho da secretária Vanessa, do prefeito Fábio, foi meu sonho e hoje é realidade para toda a nossa comunidade. Estão todos de parabéns”, pontuou.

Antes do corte de fita e do descerro da placa inaugural, o prefeito Fábio Persch se mostrava vibrante. Ao tomar a palavra foi enfático em elogiar a todas as pessoas envolvidas. Agradeceu e aplaudiu todo o empenho. “Ficou tudo muito bonito e isso se deve ao trabalho destes professores, dos profissionais da administração pública, da comissão e de toda a comunidade. Estamos muito felizes pois sabemos que assim poderemos atender pelo menos mais 100 crianças. Obrigado prefeita Ilda e ao vice-prefeito Fritz Selbach por terem iniciado este projeto. Obrigado a todos e que Deus nos abençoe”, potencializou o seu discurso de agradecimento.

A EMEI Branca de Neve poderá atender até 300 crianças, tendo hoje 165 pequenos entre 0 e 3 anos em suas salas, devendo outras turmas mais virem para o prédio nos próximos dias. A diretora da Branca de Neve, Grasiele Nienow Klering e as cerca de 50 servidoras da casa, em suas mais diferentes funções, após as falas, fizeram questão de mostrar a estrutura para as autoridades e para a imprensa. “Muitos pais chegaram a chorar quando entraram aqui tamanha era a emoção. Isso, por si só nos motiva. Mas, ver os pequenos neste espaço amplo e projetado para a realidade deles é a confirmação de que é possível realizar sonhos”, frisou a diretora rendendo agradecimentos à administração municipal, em especial à secretária Vanessa e ao prefeito Fábio Persch.

© Copyright 2025 - Todos os direitos reservados à Prefeitura de Bom Princípio/RS

topo