Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla
Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)
Data de Publicação: 30 de abril de 2021
Crédito: Claudia ComunicAtiva
Depois de uma semana de muitas visitas e vistorias em todas as localidades do município, a equipe da Saúde - formada por agentes comunitários de saúde e agentes endêmicos - concluiu a coleta de material para o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti, o LIRAa. O levantamento é feito normalmente quatro vezes por ano para detectar os possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, que causa dengue e outras doenças graves.
Nesta etapa, foram coletadas 40 amostras, às quais já foram encaminhadas para análise. Os agentes de endemias Arlete Regina Ritter e Thiago de Oliveira Porto – que coordenam a coleta no município – destacam a importância da participação dos agentes de saúde da Sede, Santa Teresinha, Morro Tico-Tico e Bela Vista, o que facilitou o trabalho. “A maioria dos moradores também já sabia da nossa visita, e assim fomos bem recebidos em todos os lugares”, enfatiza Arlete.
Os responsáveis pelo LIRAa em Bom Princípio ressaltam, ainda, que o maior número de focos sempre é na região do Centro, mas que o resultado das análises oficial deve ser encaminhado ao município em uma semana.