Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)

A +

A -

Padrão


Original

Contraste
menu
×
Notícias

UCS e Município chegam a acordo e prédio será liberado em julho


Data de Publicação: 26 de junho de 2020
Fotos: Alex Steffen
Crédito: Alex Steffen



Assim como foi tratado atrás entre a administração de Bom Princípio e a reitoria da Universidade de Caxias do Sul, ficou confirmado legalmente a saída do Instituto de Materiais Cerâmicos (IMC), ligado à UCS, do prédio pertencente ao município.
A relação entre as partes ficou mais estreita e o acordo foi firmado, com a participação decisiva da assessoria jurídica do município e toda a equipe administrativa da prefeitura, de modo que o IMC seja transferido para Caxias do Sul, todavia, atendendo sem prejuízo as empresas do vale do Caí que contavam com o apoio das pesquisas feitas no local. Ao município, por sua vez, a retomada do prédio permitirá implantar ali um projeto educacional. "Estamos estudando o que é mais necessário no momento e, assim que retormarmos a posse do prédio em julho, poderemos fazer uma análise técnica, pedagógica e financeira. É certo que utilizaremos o prédio para a área da educação", destacou o prefeito Fábio Persch. Para qualquer das finalidades que venha a ter o prédio precisará de adaptações. O projeto original do prédio visava a instalação de uma EMEI, todavia ele nunca teve destinação como escola de educação infantil, pois foi cedido à Universidade de Caxias do Sul.
Conforme o prefeito Fábio Persch a UCS promoverá a retirada dos equipamentos da maior parte dos setores do prédio no decorrer do mês de julho, ficando apenas uma ala com os maquinários de alta tecnologia pertencentes ao IMC. Os equipamentos só poderão ser retirados por técnicos capacitados por envolvem uma série de cuidados especiais. Isso deverá acontecer assim que profissionais puderem vir da Europa, o que não momento não é possível por conta da pandemia. 
"Sabemos o quanto o prédio é importante para o nosso projeto na área de educação, assim, devemos agradecer a todos que se envolveram neste trabalho de retomada do prédio. Agradecemos também à UCS pelo que fizeram em favor de Bom Princípio e região com as suas pesquisas", pontuou o vice-prefeito Joãozinho Weschenfelder.
Os trâmites desde os primeiros encontros até com as lideranças comunitárias até o acordo final com a UCS passou por vasta coleta de informações e documentações, sendo o trabalho exitoso bem-sucedido fruto do esforço da Comissão e Assessoria Jurídica do município. 
"Agradecemos à universidade pela compreensão da nossa necessidade e assim mantemos as portas abertas para projetos conjuntos com a UCS. A retomada do prédio era uma solicitação da comunidade que vem de encontro às nossas necessidades na área da educação. Gostaria de mencionar e agradecer ainda à comissão que  tomou frente para que pudéssemos contar novamente com esse prédio. O esforço da nossa assessoria jurídica, que caminhou junto à administração e à comunidade, encontrando soluções firmando acordo com a UCS. A comissão representou o interesse de toda a comunidade e com a retomada da estrutura alcançou o seu intento priorizando a educação de Bom Princípio", citou o prefeito Fábio Persch. De acordo com ele, quando houver análise detalhada da parte técnica e financeira será noticiado o que será feito com o prédio, assim como prazos para utilização do parte do município deste espaço.
O processo judicial que havia foi baixado pois foi exitoso o acordo entre as partes, mostrando que o diálogo entre UCS e Município de Bom Princípio alcançou resultado benéfico para ambas as partes. Até chegar a um acordo vários foram os trâmites, iniciando com uma comissão envolvendo a comunidade e lideranças locais, assessoria jurídica, municipalidade e, por fim, a reitoria da UCS. Com a retomada do prédio pelo município todos sairão beneficiados, em especial a comunidade escolar.
© Copyright 2025 - Todos os direitos reservados à Prefeitura de Bom Princípio/RS

topo