Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla
Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)
Data de Publicação: 20 de junho de 2020
Fotos: Alex Steffen
Crédito: Alex Steffen
Na noite deste sábado o Governador do Estado, Eduardo Leite, apresentou novos dados sobre o distanciamento social por conta da pandemia do Covid-19. Bom Princípio, que faz parte da região da Serra, estava classificado havia uma semana como “bandeira vermelha” com muitas restrições para indústria e comércio. Na nova definição do quadro por parte do Governo do Estado, deixa a região da Serra com “bandeira laranja”, o que permite a volta do comércio e indústria.
Segundo o prefeito Fábio Persch a alteração se deve, principalmente, ao aumento no número de leitos na região da Serra. “Ainda que voltemos à Bandeira Laranja peço que todos mantenham a responsabilidade, tendo os cuidados para minimizar o risco de contaminação”, destacou o prefeito Fábio Persch.
A aplicação da nova bandeira começa a vigorar na terça, dia 23 de junho. Juntamente com Bom Princípio voltam à bandeira laranja os municípios de Vale Real, Alto Feliz, Linha Nova, Alto Feliz e São Vendelino. Os demais municípios do vale do Caí, ao contrário, agora ingressaram na bandeira vermelha, com rígidas restrições e protocolos.
Os prefeitos da Serra se mobilizaram para alteração da bandeira para laranja apresentando recursos ao Governo do Estado. Tanto que o prefeito Fábio Persch, representando a região, esteve em Porto Alegre conversando com o governador e obtendo dele a compreensão de que a realidade de Bom Princípio e os seis municípios do vale do Caí atingidos semana passada tem realidade bem diferente dos grandes centros da Serra. “O esforço conjunto dos prefeitos da macrorregião da Serra fez com que conseguíssemos aumentar o número de leitos e voltar à faixa laranja. Mas todos os prefeitos estão conscientes que é preciso manter os cuidados quanto à saúde”, finalizou o prefeito Fábio Persch.
O Governo do Estado determinou também que os municípios que estejam na bandeira vermelha por duas semanas, cumpram obrigatoriamente uma terceira semana. Como Bom Princípio ficou apenas uma semana com bandeira vermelha, volta aos protocolos de bandeira laranja, podendo comércio e indústria funcionar mas com diversas restrições como vem acontecendo há algumas semanas.