Quando lançada a campanha Máscara Solidária, com a participação de dezenas de costureiros(as) e também de empresas, sob a coordenação da Secretaria Municipal da Saúde, não se tinha a dimensão exata de quanto a comunidade se envolveria na ação, mas com o passar dos dias a campanha cresceu e ganhou corpo. Bom Princípio se mostrou muito solidário.
O município forneceu material e os profissionais da área da costura passaram a confeccionar voluntariamente máscaras de pano. Houve até quem fizesse todo o processo por conta, conseguindo doação de tecidos e elásticos junto a amigos e vizinhos e que ofereceu o seu trabalho. O trabalho de cada pessoa, de maneira voluntária, fez crescer o comprometimento e cuidado com o próximo.
O uso das máscaras é obrigatório em Bom Princípio com exceção de quem fica em casa ou no seu pátio. Para caminhar, sozinho, sem contato com outras pessoas também não é preciso máscara, mas é obrigatório o seu uso para acessar qualquer local público, industrial ou comercial. Enfim, é recomendável sempre ter a máscara consigo e, devidamente higienizada.
As máscaras estão sendo entregues nos postos de saúde em sacos devidamente esterilizados, havendo junto a elas as orientações higiene e o modo de uso das mesmas.
No que diz respeito ao uso das máscaras em estabelecimentos comerciais, por exemplo, cabe a cada empreendedor impedir o acesso de quem esteja sem máscara, em uma ação protetiva à saúde de todos frente à pandemia do Covid-19. A precaução é uma das principais armas contra o vírus que é invisível ao olho humano e como não se tem vacina contra ele ou medicação que cure como em passe de mágica, é preciso redobrar os cuidados para que não se alastre a doença com a propagação do Coronavírus (Covid-19).
Muitas são as ações sendo realizadas no município e no Estado, fazendo com que os números de infectados no Rio Grande do Sul seja baixo comparado aos demais estados brasileiros, ainda assim, não pode haver descuido. É preciso estar alerta, portanto, se precisar sair de casa, use sua máscara.