Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)

A +

A -

Padrão


Original

Contraste
menu
×
Notícias

Loteamento Jacobi terá melhorias diversas após a regularização


Data de Publicação: 29 de novembro de 2019
Fotos: Alex Steffen
Crédito: Alex Steffen



Nos mais distantes idos de Bom Princípio, logo depois da emancipação, com a chegada de uma empresa calçadista no Morro Tico-Tico começaram a ser vendidos lotes para aqueles que pretendiam ali se instalar, mas, nem todos se preocupavam com escrituras. Foi o caso do loteamento Jacobi que, desde 2006 está em processo de regularização. Mas, foram muitas as paradas do processo até que, em 2017, a administração municipal, através de uma equipe de profissionais, se engajou na causa para resolver o histórico problema.

Foram muitas as questões burocráticas enfrentadas envolvendo inúmeros profissionais. O executivo municipal, o legislativo, o setor jurídico da prefeitura, a equipe de engenharia (com topógrafo, engenheiro, arquiteta, biológa, geólogo), a equipe da assistência social, e outros mais se envolveram com a causa, chegando ao ponto de, no último sábado, dia 23, fazer uma grande reunião com a comunidade. Cerca de uma centena de moradores foram até o Ginásio de Esportes do Morro Tico-Tico para ouvir explanações.

Receberam a notícia, com muita alegria, que o processo de regularização agora está nas mãos da justiça, dependendo de um aval da juíza da comarca de São Sebastião do Caí. "Levamos longos meses para ter toda a documentação de acordo, encaminhando a mesma ao registro de imóveis, até que tudo estivesse dentro dos conformes", pontuou Raul Welter, que é topógrafo, e participou do processo de regularização cuidando das minúcias do processo junto com a assessora Jurídica, Silvana Afonso Dutra.

De acordo com a advogada os trâmites são muito demorados, mas há uma sequencia a ser seguida, de modo que todos tenham o direito a ter as suas escrituras. E uma vez estruturada as áreas é possível fazer melhorias no bairro.

O prefeito Fábio Persch, presente no ato, falou com alegria sobre a regularização do loteamento, anunciando que a RGE fará a extensão da rede de energia, assim como a realocação dos postes de sustentação, dentro da demarcação correta das ruas. Isso deverá ocorrer até o final de fevereiro do ano que vem. "Uma vez com as ruas dentro do traçado oficial e com as escrituras emitidas podemos fazer outras melhorias", destacou o prefeito Fábio Persch.

Os vereadores Adriano Artus e Gilmar Haas também participaram da reunião, ajudando esclarecer os fatos ao povo. Assim como os moradores, vereadores, o prefeito, o vice-prefeito, e todos os que se envolveram no projeto estão vibrantes.

"Foram coletadas assinaturas para a realização de pavimentações comunitárias e, já no primeiro dia, a quase totalidade dos moradores aderiu ao calçamento", destacou Raul Welter, lembrando que a Rua da Saibreira, que é a maior do loteamento e outras mais receberão pavimentação comunitária. Essas obras deverão ser realizadas em 2020, depois do término das obras de extensão de rede de energia e recolocação dos postes. 

"Todos sonhamos com o nosso pedacinho de chão. Com a nossa casa. Com mais qualidade de vida. No Loteamento Jacobi tudo foi mais demorado, pois era necessário regularizar cada lote. Eu, como prefeito, só tenho a agradecer aos que se envolveram nesta causa. A equipe possibilitou não apenas a solução de problemas, mas a realização sonhos. Nós, como município, buscaremos dar a nossa contribuição sempre que possível e necessário", citou o prefeito Fábio Persch.

© Copyright 2025 - Todos os direitos reservados à Prefeitura de Bom Princípio/RS

topo