Palestra alerta alunos para cuidados da saúde
Data de Publicação: 7 de novembro de 2019
Fotos: Alex Steffen
Crédito: Alex Steffen
Os tempos, de fato, mudam uma sociedade.
Se há 20 anos atrás os jovens fossem abordados para assistir uma palestra sobre problemas de saúde e falando sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST), certamente, ficariam assustados e roxos de tanta vergonha. Ainda bem que os tempos mudaram e os jovens de hoje têm a oportunidade de aprender com a orientação médica.
O urulogista e professor Márcio Araldi, que também atende no Hospital São Pedro Canísio de Bom Princípio, falou aos estudantes e também à comunidade no Centro de Eventos, tendo um linguajar direto e excelente para a compreensão dos jovens quanto aos casos de saúde. Os alunos, por sua vez, assistiam a fala com a máxima atenção, sem pudores ou temores.
Dentro das explanações feitas, focando aos alunos, doutor Márcio ponderou sobre o aumento das DST, mostrando que há quase um descaso quanto à prevenção. Sob a alegação do médico, ainda que já haja tratamento para minimizar os riscos da AIDS, é fundamental que haja precauções por parte dos parceiros sexuais, pois são crescentes os números de outras doenças, como Sífilis.
A ação que envolveu escolas e foi coordenada pela secretaria da saúde teve a participação, na primeira das palestras, do vice-prefeito Joãozinho Weschenfelder. "Gostaria muito de ter tido tal oportunidade quando jovem, pois é fundamental que se tenha conhecimento sobre a realidade que se vive. O médico foi muito bem em sua fala, usando expressões bem claras para que todos compreendessem", destacou o vice-prefeito, elogiando muito o trabalho que foi realizado.
Novas palestras serão realizadas hoje, quinta, dia 7, pelo mesmo médico,
às 14 e às 19h30, igualmente no centro de eventos.