Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla
Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)
Data de Publicação: 7 de novembro de 2019
Fotos: Alex Steffen
Crédito: Alex Steffen
O trabalho de prevenção e conscientização das mulheres, em Bom Princípio foi formidável e assim deve continuar, mesmo com o final do outubro rosa, em 2019. Assim, com o mesmo foco, em novembro, o público alvo é o masculino. A mobilização em Bom Princípio, já conhecida do Novembro Azul, contará com atividades voltadas à conscientizar sobre a necessidade do cuidado, atenção e prevenção, não somente neste mês, mas durante o ano todo, em relação à saúde e bem-estar do homem.
O assunto foi até levado à Câmara de Vereadores, por proposição da mesa diretora, sendo aprovados os projetos que instituem o Outubro Rosa e Novembro Azul, afinal, a prevenção é assunto muito sério.
E no contexto de conscientização masculina os postos de saúde do município contarão com testes rápidos, coletas de PSA (exame de sangue de prevenção ao câncer da próstata) e orientações médicas e enfermagem.
As atividades iniciaram no dia 6 de novembro em Bela Vista, com boa participação de público. Além da realização de exames e conscientização através dos médicos e profissionais de saúde, houve também oportunidade de interação entre os homens, com direito, até, a música.
As atividades seguem no dia 13, às 16h30, no ESF Santa Teresinha; no dia 18, às 16h30, no ESF Morro Tico-Tico; e no dia 20, também às 16h30, será no ESF sede.
Além disso, nas atividades do Novembro Azul, o Hospital São Pedro Canísio, em parceria com a Secretaria da Saúde, promoverá um ciclo de palestra sobre Saúde do Homem e do Adolescente, com o professor e médico Márcio Araldi. O bate-papo está marcado para o dia 7, hoje, quinta-feira, no Centro de Cultura e Eventos Bom Princípio. A palestra se dará em três horários: às 10, às 14 e às 19h30.
O trabalho realizado pela secretaria da saúde, como em outros anos, deve alcançar um grande número de pessoas, auxiliando na prevenção de uma doença que ainda é cercada de muitos tabus. Muito melhor do que temer exames é se precaver do câncer de próstata.
De acordo com a Secretária da Saúde Lilian Juchem, ações como essas são fundamentais no âmbito da saúde, possibilitando aos homens cuidarem melhor de si próprios e, porque não, ajudarem na qualidade de vida de sua família, afinal, estão prevenindo doenças que geram problemas e sofrimentos a todos de um lar.