Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)

A +

A -

Padrão


Original

Contraste
menu
×
Notícias

Mostra MIP alcança resultados de excelência


Data de Publicação: 27 de setembro de 2019
Fotos: Alex Steffen
Crédito: Alex Steffen



Ansiedade... o tema abordado em alguns dos trabalhos da Mostra de Incentivo à Pesquisa de Bom Princípio – a Mostra MIP – era mais do que presente entre os alunos minutos antes de serem anunciados os trabalhos vencedores dentre os 61 apresentados na feira.

Tudo haveria de passar momentos depois, ainda que houvesse um certo ar de frustração de alguns, ele seria absorvido horas depois. Se cada qual deu o seu melhor, isso era o mais importante. A superação das próprias dificuldades era o desafio maior da MIP, e assim os alunos, avaliados por profissionais das mais diferentes áreas, vindos de cidades da região e do vale dos Sinos, fez com que o trabalho dos estudantes fosse ainda mais valorizado.

De acordo com o professor José Breno da Cunha, que é do Liberato e participa de ações semelhantes há muitos anos, como a Mostratec, a pluralidade dos projetos é fator que mais chamou atenção. O empenho dos estudantes e dos seus orientadores na pesquisa fez com que os trabalhos ganhassem ares, até mesmo profissionais.

“A evolução de um aluno não está relacionada apenas ao aprendizado dentro de sala de aula. Vemos com excelentes olhos o resultado apresentado afinal, terá continuidade no futuro dos alunos. A troca de experiências e de realidades é fantástica”, destacou Jéssica Juchem, coordenadora pedagógica do ensino fundamental em Bom Princípio.

O professor Carlos Eduardo Ströher, coordenador adjunto da secretaria de educação, que respirou os ares da MIP nas últimas semanas, também se mostrou empolgado com o trabalho, todavia, mantendo-se centrado em sua ação. Ao conversar com os alunos e avaliadores pode perceber, também, uma interação maior entre as partes, de modo que os profissionais que vieram a Bom Princípio saíram da cidade, também, com novos conhecimentos.

Segundo a secretária municipal da Educação, Vanessa Fribel de Quadros Steffen, os trabalhos tiveram um nível elevado, superando as expectativas, de modo que estejam em uma crescente de um ano para o outro. “Alunos e professores compreenderam a importância da pesquisa, indo além do ensino tradicional em sala de aula. Percebem que o conhecimento pode ser ampliado, estando nas mais diferentes formas e lugares”, pontuou Vanessa, reforçando que a busca por informações não se deu apenas nas escolas, mas também em meio à comunidade, com pesquisas das mais diferentes.

O prefeito Fábio Persch destacou a importância do estudo no desenvolvimento de projetos e de pessoas. Fez menção ao trabalho da secretaria da educação e parabenizou a todos os alunos, de maneira igual, pois acredita que todos saíram vencedores na MIP.

A MIP realizada nos dias 26 e 27 de setembro de 2019, teve como grandes vencedores os projetos:

MOSTRATEC

CATEGORIA

TÍTULO DO TRABALHO

ESCOLA

Categoria 2 – 1º lugar

NOSSO PEZINHO NA ÁFRICA

EMEF SÃO JOSÉ

Categoria 2 – 2º lugar

MORRO TICO- TICO: UMA NOVA IDENTIDADE!

EMEF SÃO JOSÉ

Categoria 3 – 1º lugar

GENTILEZA É CONTAGIANTE... PASSE ADIANTE!

EMEF SÃO JOSÉ

Categoria 3 – 2º lugar

O QUE SERIA DOS LIVROS SE NÃO FOSSE O LEITOR

EMEF 12 DE MAIO

Categoria 4 – 1º lugar

DOAÇÃO DE ÓRGÃOS: A VIDA EM SUAS MÃOS

EMEF 12 DE MAIO

Categoria 4 – 2º lugar

MEDOS... VOCÊ TAMBÉM TEM?

EMEF 12 DE MAIO

 

MOSTRA TÉCNICA IFRS

CATEGORIA

TÍTULO DO TRABALHO

ESCOLA

Categoria 3 – 3º lugar

ABRAÇO: UM APERTO QUE ALIVIA

EMEF SÃO LUÍS

Categoria 4 – 3º lugar

INDISCIPLINA ESCOLAR: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

EMEF 12 DE MAIO

Categoria 4 – 4º lugar

ANSIOSO(A): SIM OU COM CERTEZA?

EMEF SÃO JOSÉ

Categoria 5 – 2º lugar

MUSICOTERAPIA: NO RITMO DA CURA

EEEF SANTA TERESINHA DO FORROMECO

CAPITAL DO SABER

CATEGORIA

TÍTULO DO TRABALHO

ESCOLA

Categoria 1 – 1º lugar

DENGUE, UM PERIGO QUE VEM VOANDO!

EMEF 12 DE MAIO

Categoria 2 – 3º lugar

PÉROLA NEGRA: UMA FRUTA 100% BRASILEIRA

 

EMEF SÃO JOSÉ

 

FEIRAS EXTERNAS – LOCAIS E DATAS

NOME

LOCAL

QUANDO OCORRE

TRABALHO SELECIONADO

ESCOLA

EXPOCETI

Recife/Pernambuco

1 a 5 de junho 2020

NOSSO PEZINHO NA ÁFRICA

EMEF SÃO JOSÉ

MOCICA

Juazeiro do Norte/Ceará

Agosto de 2020

O QUE SERIA DOS LIVROS SE NÃO FOSSE O LEITOR

EMEF 12 DE MAIO

MILSET

Fortaleza/Ceará

Maio de 2020

GENTILEZA É CONTAGIANTE... PASSE ADIANTE!

EMEF SÃO JOSÉ

MCTEA

Abaetetuba/Pará

2 a 6 de dezembro de 2019

DOAÇÃO DE ÓRGÃOS: A VIDA EM SUAS MÃOS

EMEF 12 DE MAIO

FEBIC

Jaraguá do Sul/Santa Catarina

Setembro de 2020

VACINAR: POR QUÊ?

EEEF SANTA TERESINHA DO FORROMECO

Quanto ao primeiro colocado entre as séries finais, a curiosidade caminhou com ele, pois o dia 27 de setembro, quando ocorreu a divulgação dos vencedores, é o Dia Nacional de Doação de Órgãos, que foi a temática abordada pelos estudantes vitoriosos da EMEF 12 de Maio.

Desabores e conquistas a parte, a MIP teve qualidade de uma mostra de grandes centros, mesmo sendo realizada em Bom Princípio, um município pequeno. Por vezes os trabalhos que levaram muitos meses para serem elaborados são avaliados em curto espaço de tempo, não alcançando premiação desejada. Mas o que em uma mostra, como a MIP, o que importa é a evolução dos alunos em busca de futuro melhor. 

© Copyright 2025 - Todos os direitos reservados à Prefeitura de Bom Princípio/RS

topo