Por segurança para crianças são instalados quebra-molas
Data de Publicação: 19 de junho de 2019
Fotos: Alex Steffen
Crédito: Alex Steffen
Em comunidades como o Morro Tico-Tico e nas áreas centrais da cidade houve até quem reclamasse, mas a instalação de redutores de velocidade, popularmente conhecidos como "quebra-molas", foi realizada em nome da segurança.
"Ninguém gosta de quebra-molas, mas em nome da segurança das crianças era necessário fazê-lo", destacou Raul Welter, que atua no setor de engenharia da prefeitura de Bom Princípio. Segundo ele e também o engenheiro Carlos Altmann, os redutores foram instalados nas proximidades de escolas de educação infantil e praças, de modo que, ainda que momentaneamente, os motoristas mais imprudentes tenham que reduzir a velocidade. "Tentamos com sinalização e orientações das mais diversas, mas, infelizmente, era necessária uma medida drástica", comentou Altmann, explicando que as inscrições de "pare" não são respeitadas nas travessias da vias públicas.
A implantação de quebra-molas é um grande transtorno para quem dirige, mas, considerando que há crianças nas escolas próximas, em constante ir e vir, é plenamente aceitável a realização da obra.
Foram colocados redutores também na Avenida dos Canários, nas proximidades da UPA, de modo que o ir e vir das veículos seja em velocidade mais aceitável e dentro dos limites legais de trânsito.
Ainda que instalados nesta semana, a sinalização dos redutores está em fase de conclusão, sendo este um motivo a mais para que se tenha cuidado nas vias municipais.
Acesso próximo à UPA
Dentro do projeto de revitalização da Avenida Emancipação, traçado antigo da RS 122, a municipalidade irá fazer obras de alternância dos trevos de acesso, inclusive, na área que dá acesso à Avenida dos Canários, hoje um problema pela falta de respeito dos condutores ao que diz respeito à sinalização.
A via, que vem pela rua lateral, de nome Afonso Jorge Ledur, após a junção com a Avenida dos Canários é apenas de mão única, portanto, de saída para a rodovia e não acesso ao bairro.
Alterações serão feitas no local, não sendo possível definir, de momento, quando as mesmas serão realizadas. Mas, o certo que é mudanças serão feitas. No próprio bairro, nesta segunda e terça, deverão ser instalados redutores de velocidade em nome da segurança daqueles que utilizam a via.