Recolhimento de lixo terá projeto piloto
Data de Publicação: 3 de junho de 2019
Fotos: Alex Steffen
Crédito: Alex Steffen
Na manhã desta segunda o prefeito Fábio Persch recebeu, acompanhado do vice-prefeito Joãozinho Weschenfelder, a visita de Gerson Flach, representando os interesses da Junges Soluções em Limpeza Urbana. Participou da reunião a bióloga e ambientalista Sabrina Maurer Schuh, ouvindo, atentamente o projeto piloto que foi apresentado pela empresa.
A Junges, com sede em Tupandi, está adquirindo um novo veículo específico para recolhimento de material reciclável (o que popularmente chamamos de lixo seco), assim, como há proximidade da sede da empresa com Bom Princípio, e o município vem um crescente no que diz respeito à coleta seletiva, foi feita opção por esta cidade para um projeto pioneiro.
De acordo com o que foi apresentado por Gerson Flach, no segundo semestre, deve ser ampliado o número de dias da coleta seletiva, tentando atender a demanda que é crescente. Gerson destaca que com a implantação de conteiners na área central do município este tipo de serviço diferenciado pode ser realizado.
A empresa destaca, porém, que alguns moradores ainda não fazem a coleta seletiva em suas casas devendo colocar orgânico e seco em lixos separados, evitando perdas no que diz respeito ao reaproveitamento.
"Pedimos também que as pessoas coloquem o lixo dentro dos conteiners, pois, muitas vezes, deixam o mesmo do lado de fora, ficando exposto ao tempo", destacou Gerson.
Quanto à coleta, muitas vezes em um mesmo caminhão do lixo seco e orgânico, Flach explica que esta é uma medida, por vezes, emergencial, para não deixar o lixo acumular, ainda assim, é possível separar o lixo seco e orgânico quando em sacolas separadas.
O projeto piloto será motivo de reportagens futuras com detalhamento de datas para as coletas seletivas na área urbana.