Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla
Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)
Data de Publicação: 17 de abril de 2019
Fotos: Alex Steffen
Crédito: Alex Steffen
Quando se conta uma história, seja de uma pessoa ou de uma entidade, é necessário pesquisar. Ir além do trivial. Sair do lugar comum. Mesmo que 25 anos, em um contexto histórico seja um período curto, para uma escola, de um pequeno município como Bom Princípio, representa uma passagem de tempo considerável.
Considerando que em 2019 celebra-se os 25 anos de fundação da Escola Municipal de Ensino Fundamental 12 de Maio, ao cair da tarde de terça, dia 16 de abril, a direção do educandário, juntamente com representantes da Secretaria Municipal da Educação, propôs um momento de interação com o passado. Os cabelos brancos, marca registrada da primeira diretora da escola – e depois prefeita municipal – Ilda Maria Wiltgen Ost, destacavam-se em meio às demais. E muitas das histórias relatadas, com a nostalgia do pioneirismo, foram trazidas por Ilda Ost. Mas, as demais diretoras, não deixaram por menos. Margarete Maria Kaspary, Márcia Regina Rhoden, Flávia Regina Ledur Hartmann e Jóice John Xavier, partilharam os momentos com Dona Ilda, tendo um chá, de final de tarde, como um momento quase britânico de sabedoria.
Por fim, e surpresa para as diretoras de outros tempos, foi feito o desenlace da fita e inauguração da galeria de diretores, valorizando aquelas que estiveram à frente da escola em diferentes períodos.
“Foi um momento único e muito emocionante”, destacou Jóice John Xavier que está diretora da escola, assim como ocorrera quando da gestão de Ilda Ost, como prefeita.
A manutenção da história se justifica pois promove reencontros de pessoas, em tempos diferentes e, hoje, com relatos de maturidade. Assim, para o dia 3 de maio, nas dependências da Sociedade Santa Cecília, será realizado jantar dos 25 anos da escola. Será o momento de professores, alunos e a comunidade em geral partilhar de momentos memoráveis. Os cartões estão sendo vendidos na secretaria da escola.
“Quando da construção da Escola 12 de Maio muitos até questionavam o porquê, se havia uma grande escola estadual. Bom Princípio cresceu muito e hoje nos orgulhamos de ter uma escola como esta, não apenas bem estruturada fisicamente, mas, em especial, com profissionais excelentes, que ajudam no desenvolvimento intelectual e humano dos nossos jovens. Muito do nosso futuro passa pelas escolas e nos orgulhamos em ver o desenvolvimento do trabalho social a partir delas”, mencionou o prefeito Fábio Persch.
De acordo com a Secretária de Educação Vanessa Fribel de Quadros Steffen, a sociedade se constrói a partir dos lares e das escolas, assim, é preciso que o educandário seja extensão das casas, ajudando na formação intelectual e ideológica dos seres humanos. “Construiremos sociedade, apenas, com educação, pois não se pode pensar em evolução sem o uso do conhecimento adquirido”, finaliza a secretária Vanessa.