Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)

A +

A -

Padrão


Original

Contraste
menu
×
Notícias

Alunos têm contato com jovem alemão


Data de Publicação: 12 de abril de 2019
Fotos: Alex Steffen
Crédito: Alex Steffen



O verdadeiro sentido de um intercâmbio esta na relação humana, assim, ao saber da presença de um jovem alemão em Bom Princípio, a direção da Escola Municipal de Ensino Fundamental 12 de Maio, tratou de convidar o mesmo à vir ao educandário. 
Prestigiano a Semana da Língua Alemã, na manhã da segunda-feira os alunos das turmas 61, 62 e Acelera 1, durante as aulas com a professora Verlaine Maria Flach, tiveram uma visita especial da Alemanha, o jovem Stefan Götte.

O jovem tem 20 anos e é natural da cidade de Köwerich, cidade vizinha de Klüsserath, que é a cidade irmã de Bom Princípio. Segundo ele a oportunidade de interagir com os alunos em seu idioma mostra o esforço de manter a cultura. Frisou a importância do estudo do alemão, em sala de aula, e também da utilização do mesmo. "As pessoas da minha idade, na Alemanha, não acreditam que aqui no Brasil ainda se fala alemão, ainda mais entre os jovens", mencionou.
"Foi um momento muito especial e de integração para os alunos. Eles puderam fazer perguntas ao jovem e assim adquirir conhecimentos sobre a cultura, a educação, a rotina e a vida dos alemães", descreve a diretora Joice John Xavier. 
Foi um momento de trocas de informações. Os alunos estavam super empolgados, curiosos, pois não paravam de fazer perguntas e sairam muito satisfeitos.
Stefan Götte, que terminou o ensino médio e agora aproveita dias de férias para depois retomar as aulas em níveis superiores, retrata a diferente realidade do estudo das linguas na Alemanha e no Brasil. "O inglês, por exemplo, começamos a estudar com 7, 8 anos, e só se fala inglês em sala. Aqui é diferente. Não se aprende um idioma sem a prática assim é muito importante que haja imersão no universo cultural do idioma que é estudado", mencionou. 
Götte aproveitou a estada no Brasil para conhecer algumas questões culturais locais e irá ficar mais alguns dias no entorno de Bom Princípio, podendo, assim, conviver com os teuto-brasileiros. "Essa é uma grande oportunidade para que eu conheça uma nova realidade", destacou ele, sem saber que, para os bom-principienses também é, esse, um grande momento, afinal, jovens, raramente aportam por aqui. É hora de aproveitar a oportunidade, como no 12 de maio, com reciprocidade.
© Copyright 2025 - Todos os direitos reservados à Prefeitura de Bom Princípio/RS

topo