Estrada do Mambuí é compactada
Data de Publicação: 21 de março de 2019
Fotos: Alex Steffen
Crédito: Alex Steffen
A pavimentação asfáltica de 1040 metros lineares da rua do Mambui, quando iniciada, gerou muito comentário na comunidade, desmistificando o que parecia ser, apenas, história de bar. Nesta semana, depois de ser feita grande parte das obras de infraestrutura básica (ainda restam alguns pontos em que está sendo feita) iniciou a colocação de camadas de pedras graduadas.
"Este é o momento crucial para que se tenha uma obra com qualidade. Se a base está bem feita, o asfalto será duradouro", destaca Canísio Remi Backes, secretário municipal de infraestrutura.
Um pesado rolo compactador está rodando pelo trecho inicial da obra fazendo o seu dever de compactar. Em outro ponto há colocação de rachão, alinhamento, enfim, a obra avança de maneira gradual.
Percebe-se que o leito original da via já foi erguido, sendo, assim, possível, trabalhar com perfeição, havendo escoamento das águas planejado e colocação de diferentes materiais em, diversas camadas.
Dentro de algumas semanas deverá ser colocado o asfalto em si, mas, isso somente acontecerá quando tudo estiver dentro das normas do projeto.
"Temos em vista ampliar o trecho, fazendo, assim, o encaixe da rua do Mambuí com a alça de acesso à ERS 122", destacou o prefeito Fábio Persch.
A obra está sendo executada com recursos da prefeitura municipal havendo, como indica lei superior, a contrapartida da comunidade. Deve-se considerar que a área como um todo é valorizada com o asfaltamento, assim, como acontece nos calçamentos comunitários, também, nos asfaltamentos, são envolvidos recursos dos moradores próximos.
O desenvolvimento de projetos de pavimentação no interior terá continuidade em 2019, com obras em pelo menos três outras comunidades. Obras como esta facilitam à sobremaneira o escoamento de safra, a logística das empresas e a fluidez do trânsito para os moradores.