Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)

A +

A -

Padrão


Original

Contraste
menu
×
Notícias

Índices de Educação são abordados na grande mídia


Data de Publicação: 9 de março de 2019
Fotos: Alex Steffen
Crédito: Alex Steffen



Provas de matemática e português para o 5º e o 9º ano do ensino fundamental servem de parâmetro para avaliar como anda a educação de um município. Os índices da mais recente avaliação no Ensino Fundamental do Rio Grande do Sul surge do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). 
Obter notas insuficientes, indica que a educação está aquém da necessidade. Ficar com resultados básicos revelam que o ensino é mediano, mas já suficiente. E, quando os índices avançados surgem com bons percentuais, é revelado que o ensino, de fato, tem qualidade superior e diferenciada. Olhando para estes números percebe-se, não apenas em Bom Princípio, quanto no vale do Caí, as imensas dificuldades em língua portuguesa, mais ainda do que em matemática.
Considerando uma questão étnica, ligada à colonização alemã, poderia ser compreendido que alguns alunos tenham mais dificuldade em língua portuguesa, afinal, ainda há muitos bilíngues (que é bom), mas não é apenas esta avaliação superficial a ser feita. Em âmbito cultural germânico (colonial), inteligente é aquele que sabe fazer contas, portanto, as famílias, primam pelo aprendizado da matemática.
Algo que se pode reparar também na pesquisa é o melhor resultado nas séries iniciais do que nas finais, o que justifica a manutenção de escolas, como a de Nova Colúmbia, Bela Vista, Piedade e Bom Fim Alto, que são pequenas, mas podem dar ensino quase personalizado aos estudantes. Percebe-se também que municípios onde o ensino fundamental depende da rede estadual, há uma considerável queda nas notas dos alunos. 
A relação com das famílias com a escola também pesa muito, pois o envolvimento da comunidade possibilita o desenvolvimento de um projeto amplo, amparado pela municipalidade e também os CPM's. A união de esforços e os estudos que vão além do trivial resultam em excelentes resultados, como é o caso da Escola 12 de Maio, que neste ano, chega aos 25 anos, com índices excelentes de aprovação de seus alunos em provas como da OBMEP e nas seleções do Liberato e dos Institutos Federais. 
Vide os números na tabela e avalie por si só.
Não satisfeitos com o trabalho e os números, sabendo que é possível sempre mais evoluir, os profissionais da educação local estão focados em melhorar o trabalho, trazendo resultados benéficos para os estudantes e a comunidade de Bom Princípio.
© Copyright 2025 - Todos os direitos reservados à Prefeitura de Bom Princípio/RS

topo