Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla
Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)
Data de Publicação: 7 de março de 2019
Fotos: Alex Steffen
Crédito: Alex Steffen
A instalação de bloquetes de concreto representam um grande avanço, pois além dos custos menores do que a pavimentação asfáltica, o que possibilita atender mais ruas, o sistema intertravado é forte e impede que haja buracos ou deformidades de difícil solução. O seu reparo, quando necessário, é mais rápido e menos oneroso. “Outro fator importante que faz optar por pavimento de concreto é a possibilidade de retirada e recolocação das pedras quando é preciso mexer no leito, com a instalação de redes de água, telefonia ou esgoto”, destaca o prefeito Fábio.
As questões ecológicas também têm pesado na opção pelos bloquetes, seguindo uma tendência mundial, que já vigora na Europa há, pelo menos, 30 anos. Devido às suas características de permeabilidade, os pavimentos intertravados de concreto atenuam os efeitos negativos da urbanização e da excessiva impermeabilização nas grandes cidades. O sistema apresenta capacidade de drenagem, permitindo a passagem da água da chuva, e reduzindo o escoamento superficial. Dessa forma, propicia uma desaceleração da chegada da água no sistema de drenagem urbana, diminuindo os riscos de enchentes.
Devido à sua tonalidade mais clara, os bloquetes de concreto aumentam a reflexão da luz solar em até 30%, quando comparados aos sistemas tradicionais de pavimentação. Esta característica permite que os espaços, uma vez instalados, economizem de forma expressiva o consumo de energia pública. A coloração clara faz ainda com que o pavimento absorva menos calor, possibilitando maior conforto térmico aos usuários e reduzindo o efeito de ilhas de calor nos centros urbanos.
Entre outras vantagens, por ser mais claro, o pavimento de concreto proporciona maior visibilidade ao motorista e economia de energia elétrica na iluminação pública. Ainda em relação à segurança, esse tipo de piso permite uma distância de frenagem menor, principalmente em dias de chuva, e não promove aquaplanagem.
Cabe lembrar que, em vias de maior fluxo de veículos pesados, pode haver deformidade no calçamento feito com bloquetes, mas o mesmo também ocorre com a pavimentação asfáltica. No caso das pavimentações comunitárias, além de terminar com a poeira e o barro, se tem um custo bem menor para moradores e prefeitura, já que as obras de pavimentação envolvem, também, contrapartida de ambas as partes. “É esta uma solução a médio e longo prazo, atendendo mais e mais pessoas”, menciona o prefeito ao final.
Morro Tico Tico, Paraíso do Vale, Recanto Verde, Linha Tamandaré, Santa Teresinha e Dom Vicente foram alguns dos bairros já beneficiados com as pavimentações comunitárias nos 24 primeiros meses de administração, havendo projeções de novas obras em outras comunidades, dentro em breve. Até o momento foram pavimentados com bloquetos mais de 20 mil metros quadrados de vias públicas. E, além destas obras, há também em andamento trechos de pavimentação asfáltica, como no Mambuí, e um projeto, de novas pavimentações nos próximos meses.