Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)

A +

A -

Padrão


Original

Contraste
menu
×
Notícias

Containers são instalados


Data de Publicação: 4 de março de 2019
Fotos: Alex Steffen
Crédito: Alex Steffen



Utilizando de recursos do Fundo do Meio Ambiente, foram adquiridos cinco conjuntos de containers para a seleção do lixo. Os containers foram instalados na semana passada, junto aos cordões de calçadas, no centro de Bom Princípio. 

Segundo a biólogo Sabrina Maurer Schuh, que responde pela área ambiental do município, como o recolhimento do lixo dos containers é feito de maneira mecanizada, os containers não podem ficar sobre as calçadas, mas ladeando as ruas. 

O sistema de recolhimento de lixo por container existe em algumas cidades do vale do Caí, como Feliz, São Pedro da Serra e Salvador do Sul, funcionando bem. Cabe, todavia, às pessoas fazer a devida separação em suas casas e colocarem o lixo dentro do container correto. O recolhimento do lixo, segundo os dias programados, segue igual, mas com a existência dos containers fica facilitada a colocação do lixo. "Estamos fazendo um grande esforço mas os moradores precisam fazer a sua parte, separando dentro de casa o que é seco e o que é orgânico", destaca o secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Volmir Hauser.

Primeiramente foram instalados os conjuntos no centro da cidade, para depois ir para os bairros também. "O custo é bastante elevado, mas o benefício de tal sistema é grandioso, facilitando o trabalho de todos", frisa Sabrina. 

No ano passado a bióloga junto com o vice-prefeito João Weschenfelder e o secretário Hauser, acompanharam a rota do lixo, percebendo que em boa parte das residências não há separação dos dejetos, sendo misturados orgânico e seco. 

Entre as vantagens do novo sistema de coleta é que os resíduos poderão ser descartados nos contêineres em qualquer dia da semana, pois os mesmos ficarão fechados. Este sistema ainda facilitará a organização e a coleta pela empresa responsável. O sistema contribuirá para o desenvolvimento urbano da cidade trazendo inúmeros benefícios à população. Entre os benefícios que podemos citar é a eliminação de odores devido ao acúmulo de resíduos e de poluição visual, redução da proliferação de insetos e animais transmissores de doenças e evitar o contato da população com os resíduos. A instalação de containers permite um recolhimento seguro, prático e ágil por conta dos caminhões. O descarte dos resíduos é mais eficiente sem o perigo de danos ambientais e por serem fabricados com material de qualidade, os containers de resíduos possuem maior durabilidade.

Além da praticidade para quem recolhe os resíduos, os containers facilitam também para os usuários, que não deixam sacos e sacolas de orgânicos ou recicláveis nas ruas. Serão implantados, em primeiro momento, cinco jogos de containers, com opção para colocação de resíduos secos e orgânicos. Todos os jogos serão devidamente adesivados, com a identificação de qual resíduo será colocado. Os containers azuis serão utilizados para resíduos recicláveis, portanto o conhecido lixo seco, e os marrons irão ser local de depósito do orgânico. Tudo devidamente separado e orientado, conforme a ideia de sustentabilidade ambiental que no mundo vigora.

De acordo com a bióloga, Sabrina Maurer Schuh, aos moldes do que ocorrem em outras cidades brasileiras, os containers são instalados de modo que as pessoas possam dispor o lixo devidamente separado em cada compartimento, assim, o caminhão, faz o recolhimento de maneira mais dinâmica e organizada. Ao acompanhar a separação de lixo vindo de Bom Princípio, percebe-se, ainda, que há muita mistura entre orgânico e seco, o que acaba comprometendo a reciclagem como um todo. Com o sistema de containers, e contando com a colaboração da comunidade que faz a separação correta em suas casas, muito do material pode ser reaproveitado, como garrafas e papeis.
© Copyright 2025 - Todos os direitos reservados à Prefeitura de Bom Princípio/RS

topo