Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla
Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)
Data de Publicação: 8 de fevereiro de 2019
Fotos: Alex Steffen
Crédito: Alex Steffen
Sendo Bom Princípio o segundo município do vale do Caí, e um dos primeiros do Brasil a firmar intercâmbio cultural através de geminação histórica com uma cidade alemã, isso há uma década, o prefeito Fábio Persch foi até a cidade de Feliz, tendo contato, nesta sexta, com a comitiva de Tholey, da região do Saarland.
Esta cidade da Alemanha, que firmou intercâmbio oficial com Alto Feliz, tem fortíssima ligação também com Bom Princípio, de modo que o prefeito Persch foi conversar com Hermann Josef Schmidt, prefeito de Tholey, sobre a proximidade dos municípios.
A conversa, ocorrida durante visita na prefeitura de Feliz, aproximou os gestores de Tholey e da Terra do Moranguinho, sendo intermediada pelo grande expoente cultural e social Klaus Lauck. Este, que veio ao Brasil por cerca de 20 vezes, não apenas auxiliou na comunicação entre Schmidt e Persch, como também enalteceu a história que une estas comunidades. (vide abaixo)
O prefeito de Feliz em exercício, Nélson Martini, também saudou a comitiva com direito a foto oficial, onde este o prefeito de Alto Feliz, Paulo Mertins, o seu vice, Fábio Schneider, vereadores da cidade das cascatas, e também, Dom Jacinto Bergmann, que é o grande mentor cultural do projeto de intercâmbio de Alto Feliz e Tholey.
"Nós, como gestores, temos que reconhecer a importância que tem a cultura e a história, assim, aprendemos muito com as nossas cidades irmãs", destacou Persch, lembrando que visitou Klüsserath, em 2018, trazendo, uma série de possibilidades para expandir o projeto de estreitamento cultural.
"Sempre que venho pro Brasil vejo como é importante manter aqui a cultura e o idioma. Como é bom também poder se comunicar com as pessoas daqui, falando em alemão como se estivéssemos lá na Alemanha. Aqui, no Brasil alemão, estamos em casa", citou Klaus Lauck.
Na hora da foto oficial, o prefeito de Feliz, Nélson Martini, o vice-prefeito de Alto Feliz, Fábio Schneider, e o prefeito de Bom Princípio ficaram mesclados em meio ao grupo, deixando, assim, evidente que não se tratam de acordos políticos, mas de união de povos. Segundo Persch, sociedades são construídas em conjunto, assim, cada grupo prefeito ou cidadão tem a mesma importância em um projeto de intercâmbio cultural.
Tholey e Bom Princípio
Eis que surge uma relação muito estreita com Tholey e Bom Princípio através de um dos principais vultos históricos bom-principienses e gaúchos: Dom Vicente Scherer.
A residência era aquela onde o pai de dom Vicente Scherer – conhecido cardeal gaúcho que é natural de Bom Princípio – vivera quando estava na Europa continua de pé em Theley, que é um dos distritos da cidade de Tholey. Peter Scherer, deixou Theley em 1879, partindo para o Brasil.
No relato verbal feito pelos turistas visitantes, Dom Vicente teria ido conhecer a casa quando foi para a Europa, saudando a moradora daquela residência, que desconhecia que o pai do Cardeal lá havia vivido. A casa ainda está em Theley em bom estado de conservação. E é elo de ligação com Bom Princípio.
Assim, com a proximidade com a família Scherer, que também tem raízes firmadas em Alto Feliz, assim como os Bergmann, família de Dom Jacinto Bergmann (e padre Júlio, que hoje atua em Bom Princípio) é que foi firmado o intercâmbio com Alto Feliz.
"Considero excelente que outros municípios façam o mesmo, de modo que possamos, junto crescer", citou Klaus, saudando aos prefeitos presentes e lembrando que no vale do Caí há vários intercâmbios de geminação, favorecendo municípios de São Vendelino (o pioneiro dentre os da região), Bom Princípio, Feliz, Alto Feliz, Maratá e Salvador do Sul. É sabido, também, que outros municípios buscam o mesmo, como é o caso de São Pedro da Serra e Pareci Novo.