Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla
Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)
Fonte: Sabrina Maurer Schuh/Meio Ambiente
Data de Publicação: 10 de janeiro de 2019
Fotos: Alex Steffen
Crédito: Alex Steffen
Tendo em vista a proteção ao meio ambiente e uma separação mais qualitativa do lixo, a administração municipal de Bom Princípio, através da secretaria municipal da Agricultura e Meio Ambiente, está instalando, nos próximos dias, nas ruas centrais da cidade cinco containers para resíduos, havendo, nestes, a separação de orgânico e seco.
De acordo com a bióloga, Sabrina Maurer Schuh, aos moldes do que ocorrem em outras cidades brasileiras, os containers são instalados de modo que as pessoas possam dispor o lixo devidamente separado em cada compartimento, assim, o caminhão, faz o recolhimento de maneira mais dinâmica e organizada. Ao acompanhar a separação de lixo vindo de Bom Princípio, percebe-se, ainda, que há muita mistura entre orgânico e seco, o que acaba comprometendo a reciclagem como um todo. Com o sistema de containers, e contando com a colaboração da comunidade que faz a separação correta em suas casas, muito do material pode ser reaproveitado, como garrafas e papeis.
Segundo Sabrina, esta é uma ação muito importante para a preservação ambiental e também uma forma de melhorar a cidade em termos de limpeza, além de incentivar a população a separar o lixo que produz. “A colaboração da comunidade é muito importante, para um maior aproveitamento do lixo e para tornar efetiva a coleta seletiva”, acrescenta. Cabe ressaltar ainda que é importante deixar as tampas dos containers sempre fechadas depois da colocação dos resíduos domésticos.
“Sabemos que cinco jogos de containers não serão o bastante para atender a comunidade, contudo, é um começo para, até, ampliar a consciência ambiental para, gradualmente, irmos instalando mais containers”, mencionou o prefeito Fábio Persch, lembrando que muitas obras cidades do vale do Caí já contam com o mesmo sistema, como é o caso de Salvador do Sul, desde 2015, e São Pedro da Serra, que adquiriu no ano passado mais containers. Na cidade vizinha de Feliz há também containers, com dois bairros sendo atendidos com este sistema.
Entre as vantagens do novo sistema de coleta é que os resíduos poderão ser descartados nos contêineres em qualquer dia da semana, pois os mesmos ficarão fechados. Este sistema ainda facilitará a organização e a coleta pela empresa responsável. O sistema contribuirá para o desenvolvimento urbano da cidade trazendo inúmeros benefícios à população. Entre os benefícios que podemos citar é a eliminação de odores devido ao acúmulo de resíduos e de poluição visual, redução da proliferação de insetos e animais transmissores de doenças e evitar o contato da população com os resíduos. A instalação de containers permite um recolhimento seguro, prático e ágil por conta dos caminhões. O descarte dos resíduos é mais eficiente sem o perigo de danos ambientais e por serem fabricados com material de qualidade, os containers de resíduos possuem maior durabilidade.
Além da praticidade para quem recolhe os resíduos, os containers facilitam também para os usuários, que não deixam sacos e sacolas de orgânicos ou recicláveis nas ruas. Serão implantados, em primeiro momento, cinco jogos de containers, com opção para colocação de resíduos secos e orgânicos. Todos os jogos serão devidamente adesivados, com a identificação de qual resíduo será colocado. Os containers azuis serão utilizados para resíduos recicláveis, portanto o conhecido lixo seco, e os marrons irão ser local de depósito do orgânico. Tudo devidamente separado e orientado, conforme a ideia de sustentabilidade ambiental que no mundo vigora.