Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla
Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)
Data de Publicação: 29 de dezembro de 2018
Fotos: Alex Steffen
Crédito: Alex Steffen
A expectativa da administração municipal de Bom Princípio foi alcançada ao final de 2018. Ter controle da gestão financeira, regularizando pendências herdadas e, ainda, conseguir fazer obras de infraestrutura era apenas parte das preocupações do executivo no segundo ano de mandato. Assim, na última semana de trabalho no ano, o prefeito Fábio Persch e o vice João Guilherme Weschenfelder, apresentaram aos seus colaboradores, uma relação considerável de obras feitas no ano. “Claro, ainda não foi possível fazer tudo o que pretendíamos, mas conseguimos avançar bastante”, destacou o prefeito Persch.
O maior destaque do segundo ano de gestão foi a entrega à comunidade do novo Hospital São Pedro Canísio. A obra que estava parada há anos, por conta de entraves burocráticos, enfim, foi concluída e, de fato, inaugurada. A realização de um projeto a tanto sonhado foi entregue em junho de 2018, possibilitando que a estrutura deficitária do antigo prédio passasse para um moderno hospital, talvez um dos melhores do interior do Estado. “Ainda que a obra tenha sido iniciada em outro mandato, era a nossa obrigação concluir e entregar ela à comunidade, funcionando”, pontuou o prefeito Fábio Persch. Ter sonhos é bem mais fácil do concretizá-los.
Outras três obras que foram herdadas, no setor de educação, representaram grande investimento. As escolas de Nova Colúmbia e Bela Vista foram concluídas e colocadas em funcionamento. Já a escola do Bom Fim Alto ainda está em obras, devendo ser entregue à comunidade em 2019. “Nesta escola tivemos problemas maiores, como furto de cabos de energia e a queda de um muro. A empresa responsável está cuidando do término da obra para que então, com a devida segurança, possamos levar as crianças a este local”, frisou Persch. No que diz respeito às escolas que já estão em funcionamento em Nova Colúmbia e Bela Vista, a administração municipal está satisfeita, pois os alunos têm, desde a metade deste ano, melhores condições de aprendizado.
Ainda no que diz respeito a educação, mas voltado para a área do desporto, em 2018 foram iniciadas as obras de substituição de todo o piso do Ginásio Municipal de Esportes, no parque municipal, devendo a obra ser entregue no segundo mês de 2019. Também, no final do ano, veio a confirmação da liberação de recursos federais em atraso para a continuidade das obras do Ginásio de Esportes em Nova Colúmbia. A obra que está parada deve ser retomada também nos primeiros meses de 2019.
Dentre as realizações do ano no que diz respeito às questões viárias, Joãozinho Weschenfelder, vice-prefeito, destaca as pavimentações comunitárias. “Foram quase duas dezenas de ruas atendidas, com o calçamento de mais de 20 mil metros quadrados. Isso dá melhor qualidade de vida às famílias. E em 2019 outras ruas serão pavimentadas dentro dos mesmos moldes”, destacou Weschenfelder. Segundo ele, obras que apresentam problemas, muitos deles antigos, também serão relacionadas e solucionadas dentro da viabilidade técnica e financeira.
Fábio Persch, ao final do ano, anunciou aos servidores – e isso agora se estende à comunidade – a pavimentação de trechos com asfalto. Com a aprovação de recursos do Badesul, e também com recursos próprios serão feitos vários asfaltamentos. “Para que não se crie falsa expectativa, vamos, primeiro, esperar que o dinheiro entre em caixa, assim poderemos dizer o quanto pode ser feito e quais as comunidades beneficiadas”, mencionou o prefeito, alegando que a primeira das obras será no Mambuí, feita com recursos próprios da prefeitura. As demais obras podem atender quatro ou cinco comunidades, tudo dependendo de qual é o valor final de cada pavimentação.
Outro ponto destacado pelo prefeito diz respeito à aquisição de equipamentos neste ano de 2018. Foram adquiridos carros para as secretarias de obras, saúde e assistência social. Também chegaram caminhão e motoniveladora (patrola) para as obras, uma ambulância para a saúde e o caminhão do Corpo de Bombeiros.
Além das aquisições e realizações materiais, o prefeito destaca a importância da qualificação dos servidores, das mais diferentes áreas. Tradicionalmente são os professores que fazem cursos de qualificação, transferindo conhecimento aos alunos, mas, em 2018, também os profissionais da saúde e da administração tiveram treinamentos, adequando-se à nova realidade das administrações públicas. O prefeito destacou ainda ter Bom Princípio sido selecionado por uma empresa alemã para qualificação no que diz respeito à iluminação pública. “As qualificações dos funcionários devem ser constantes, de modo que possamos qualificar ainda mais os trabalhos realizados”, argumentou o prefeito Fábio.
Ao final da fala aos servidores, estendeu a eles e a comunidade votos de um ano novo repleto de realizações. “Iremos até março, publicar uma revista de prestação de contas, como fizemos em 2018, apresentando as realizações do ano que finda. Seremos, sempre, transparentes e conscientes de que o povo deve saber o que é feito com os recursos da prefeitura. No dia 31 apresentaremos aos servidores informações do ano, com a divulgação no site e nas redes sociais da prefeitura”, finalizou o prefeito alegando que os pequenos municípios podem mudar a ótica nacional, que, infelizmente, é marcada por descaso e corrupção. “Ainda há tempo de melhorar o Brasil. Depende de nós”, disse o vice-prefeito Joãozinho ao final.