Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla
Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)
Data de Publicação: 17 de dezembro de 2018
Fotos: Alex Steffen
Crédito: Alex Steffen
A orientação desportiva de professores e educadores vem revelando em Bom Princípio não apenas novos atletas, mas pessoas que se acostumam a viver maneira mais saudável.
Deixando de lado, ao menos por algum tempo, a vida on-line, de telefones e videogames, os jovens de Bom Princípio fazem, com gosto, o que se fazia há alguns anos: jogar futebol. E assim, o encerramento das atividades das oficinas de futebol foram muito festejadas pelos familiares dos atletas, e, também, por seus professores.
Segundo o prefeito Fábio Persch, os professores Vinícius Freiberger, Junior Ott, o diretor de esportes Dirceu “Pila” Fritzen e a coordenadora do projeto Cuide-se, Miguelina Schmitz, foram além do que se poderia esperar no início do trabalho. “Pensávamos em fomentar o esporte, mas, que alegria, ajudamos a formar pessoas através de orientações claras de trabalho em equipe. Assim se constrói sociedade”, destacou o prefeito. Fábio lembrou ainda do abnegado empenho de outros integrantes da esfera pública, amantes do futebol, como Daniel Klering que ajudou muito no projeto, acompanhando as escolinhas mais de perto.
No sábado a gurizada entrou em campo e recebeu os troféus e medalhas de campeões no Sub-15 e no Sub-13 e vice, no Sub-11. As premiações têm relação com a disputa do regional de futebol de campo de escolinhas.
O projeto Cuide-se, no que diz respeito ao futebol, conta com 150 alunos, iniciando com as turmas dos Kids, que são crianças ainda bem pequeninas, e indo até o Sub-15. As aulas são ministradas pelos professores Vinícius “Niso” Freiberger e Junior Ott.
As atividades das escolinhas de futebol no ano de 2018 tiveram vários momentos marcantes, como por exemplo, a participação do campeonato Lifesa (com equipes renomadas como São José de Porto Alegre e Novo Hamburgo). Este foi o primeiro ano de participação de Bom Princípio nesta competição, ainda que os resultados de campo não tenham sido tão favoráveis a chegar aos títulos, foram excelentes no âmbito anímico, tendo recebido três troféus de disciplina. As atividades da escolinha de futebol devem retornar em metade de fevereiro, podendo ser expandida a participação no campeonato.
O êxito das escolinhas não se deu apenas no trabalho conjunto, mas também individualmente, afinal, alguns dos garotos revelados em Bom Princípio já estão sendo garimpados por times maiores, como é o caso Daniel Maldaner Veit, que foi chamado pelo Novo Hamburgo. Igor Schweikart também foi selecionando pela Apafut (que é um clube gerido pela UCS). Olheiros como Gabriel de Oliveira, que proximidade com o desporto profissional, assistiu várias partidas, chamando alguns atletas para testes. Uns, que não querem seguir carreira profissional, optaram pelo futebol apenas como lazer.
Cabe destacar ainda o início das atividades com a escolinha baby, onde os pequenos, ainda na primeira infância, têm orientação sobre o desporto e o trabalho em equipe, descobrindo que a bola rola melhor se partilhada entre os colegas.
Festa para todos os que amam o esporte, justificando todo o esforço e o investimento público feito.