Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla
Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)
Data de Publicação: 14 de dezembro de 2018
Fotos: Alex Steffen
Crédito: Alex Steffen
Quando em seu discurso Mara Maria Valandro, conselheira do CEDICA-RS se deparou com uma considerável plateia revelou, com surpresa, que aquele que ela achara ser mais um jovem interessado nos direitos das Crianças e dos Adolescentes era, ninguém menos, do que o prefeito Fábio Persch, que discretamente, se fez presente à Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente de Bom Princípio.
E assim em um mix de descontração inicial e compenetração nos momentos seguintes, ocorreu, na Escola São José, no Morro Tico-Tico, a conferência, com a abertura da turma do 9º ano da Escola São José, apresentando a música Xote da Alegria. Ao reverenciar a cultura nordestina através da música, demonstraram aos participantes que há ares multiculturais nas sala de aula em Bom Princípio.
A professora Mara conduziu os trabalhos em torno do tema central, abordando a Proteção Integral, a Diversidade e o Enfrentamento das Violências. A discussão deu-se através de cinco diferentes eixos.
EixoI: Garantia dos Direitos e Políticas Públicas Integrada se de Inclusão Social;
Eixo II: Prevenção e Enfrentamento da Violência Contra Crianças e Adolescentes;
Eixo III: Orçamento e Financiamento das Políticas para Crianças e Adolescentes;
Eixo IV: Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes;
Eixo V: Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas de Criança e Adolescentes.
“Nós do Comdica nos preocupamos em convidar pessoas que estão diretamente ligadas a cada um desses eixos, no seu dia a dia”, pontuou Jéssica Marx, que estava à frente dos trabalhos junto com a sua equipe de atuação contando com o respaldo de outros profissionais da área pública como de finanças e saúde.
A amplitude dos estudos ficou claramente identificada através da temática abordada, de mais que não existe mais nítida revelação da alma de uma sociedade que não a forma que esta trata as suas crianças.
O público foi composto por Diretoras escolares, alunos da rede de ensino do Município, Agentes de Saúde, Profissionais da Rede de Atendimentos de Bom Princípio e Conselheiros Tutelares.
Sobre a conferência é importante salientar que, além da importância do próprio momento de reflexão, que aproximou a comunidade, os jovens e os profissionais envolvidos com atendimentos voltados às Crianças e Adolescentes; a conferência realizada veio garantir uma efetiva ação do COMDICA para os próximos anos. Esta trouxe diretrizes novas, através do viés daqueles que vivem e convivem diariamente com a diversidade de desafios que devem ser enfrentados para melhorar a qualidade de vida das nossas Crianças e dos nossos Adolescentes.
Com a atuação, não apenas protetiva às crianças e adolescentes se constrói uma sociedade melhor e apta ao desenvolvimento cíclico e sustentável. Forma-se, com conferências como esta, um virtuoso círculo de evolução humana e social.