Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)

A +

A -

Padrão


Original

Contraste
menu
×
Notícias

História de EMEI é contada em fatos e fotos


Fonte: Magali Vogel Flach/EMEI Herta Maria
Data de Publicação: 17 de novembro de 2018
Fotos: Alex Steffen
Crédito: Alex Steffen



Quando em 1988 foi inaugurada a Escola Municipal de Educação Infantil Herta Maria, não se poderia imaginar que o Morro Tico-Tico, então com poucas famílias, viria a ser tão grande. Muito menos que seria um dos mais populosos bairros de Bom Princípio, formado por filhos da comunidade e um grande número de migrantes que vieram à localidade em busca de emprego e vida digna. Mas, o prefeito de então, José Hilário Junges, teve a percepção de que algo diferente iria ocorrer ali, de tal modo que naquele ano inaugurou uma escolinha infantil, possibilitando aos pais trabalharem, estando, cinco pessoas, responsáveis pelas crianças. Reza a lenda, que nos primeiros dias, os pequeninos, não acostumados com os educadores ficavam com os olhos saltados, observando tudo com atenção redobrada. Não é que, 30 anos depois, no dia 5 de novembro de 2018, a cena voltou a acontecer, mas, agora, com os ex-diretores do educandário.

Neste ano de 2018, a Escola Municipal de Educação Infantil Herta Maria, mais precisamente no dia 14 de Novembro, dias depois das três décadas de fundação, os diretores, dos mais diferentes períodos, foram chamados à escola, com o intuito de partilhar conhecimentos. O prédio, evidentemente, não é o mesmo da fundação, havendo um novo local, mas a história nunca deixará de ser valorizada.

Tal as crianças nos primeiros dias de atividades na EMEI, aquelas que dirigiram a escola, também, estavam com olhos curiosos, observando o que ocorria. Ficaram, em alguns segundos, com os olhos marejados, pois um memorial foi apresentado, com suas imagens, confirmando a importância que tiveram os educadores nestes 30 anos. Foram homenageadas: Maria Isalete Ledur Kaspari, Maria Ivarne Brandt, Ivone Matilde Baumgratz, Neiva Elise Reinehr (Vice-diretora), Mariane Inês Rambo Ledur, Rita Inês Luft (Vice-diretora), Janete Schneider Poersch, sendo atualmente a diretora Magali Vogel Flach e vice-diretora Aline Machado.

“Por isso a homenagem de hoje.... não poderíamos deixar passar em branco e não homenagear quem se dedicou, sofreu e lutou para que tudo estivesse como está hoje. O tempo de gestão de algumas pode ser sido pouco, comparado a outras, mas características comuns de todas estão bem vivas”, destacou a diretora Magali.

As gestoras foram homenageadas pelas crianças e profissionais da escola, onde alguns profissionais foram colegas das antigas dirigentes. Também participaram da homenagem pessoas da comunidade que foram alunos da Emei durante sua infância e que hoje seus filhos fazem parte da nova Emei Herta Maria, simbolizando assim a junção do antigo e do novo.

“Gostaríamos que esta homenagem às direções represente, também, nosso reconhecimento a todos os que trabalharam na entidade, afinal, a construção de uma sociedade se faz pela base, e esta se encontra, essencialmente, na educação”, frisou a secretária de educação Vanessa Fribel de Quadros Steffen.

 

© Copyright 2025 - Todos os direitos reservados à Prefeitura de Bom Princípio/RS

topo