Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla
Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)
Fonte: Tânia Baumgratz/Departamento Cultural
Data de Publicação: 9 de setembro de 2018
Fotos: Alex Steffen
Crédito: Alex Steffen
O avião atrasou aumentando a angústia mesclada com saudade. A viagem dos músicos da Winterschneiss Blasskapelle demorou mais do que se poderia esperar, mas, tudo bem, eles chegaram e logo no Aeroporto Salgado Filho foram surpreendidos com uma faixa que destacava o sentimento dos bom-principienses por sua orquestra. A WBK chegou acompanhada de familiares e de um prefeito, pra lá de orgulhoso. Fábio Persch, com muita sensibilidade, sabia que a festa não era para ele, assim, saiu à francesa, discretamente, deixando que os pequenos grandes músicos fossem destacados.
Na chegada a Bom Princípio, a frente do Morangão, o prefeito em exercício João Guilherme Weschenfelder, assim como o vereador Dárcio Antônio Schneider, recebeu aos músicos e congratulou a todos. Fogos de artifício, lágrimas, abraços, sorriso, sirenes de bombeiros, troféu nas mãos de Joãozinho e do regente Davi Dessotti, e, por fim, alegria imensurável. As histórias da viagem serão contadas, assim, em conta-gotas, mas não serão esquecidos os momentos na Alemanha, com o tricampeonato em Grimma, muito menos a visita na cidade irmã, Klüsserath.
Os músicos de Bom Princípio voltaram a conquistar a Europa, comprovando que o trabalho que vem sendo realizado, há 20 anos, junto a várias gerações, é válido e qualificado.
“Quando será a próxima viagem? A próxima conquista? Não se sabe, mas o certo é que a WBK seguirá nos dando muito orgulho”, destacou Joãozinho Weschenfelder, que estava prefeito quando do regresso dos músicos.
“Nós, que na Alemanha vivemos momentos inesquecíveis, temos que agradecer, também, a todo o trabalho que foi feito aqui, pois não fosse nossa base de sustentação, em Bom Princípio, não teríamos tamanho sucesso na Alemanha. Todos têm parte neste título”, frisou o prefeito Fábio Persch, no domingo, rendendo agradecimentos especiais ao setor cultural e ao amigo e vice-prefeito Joãozinho.
A viagem findou, mas Bom Princípio, novamente, deixou o seu nome em evidência na Europa, reforçando a ponte cultural que foi construída com o intercâmbio com Klüsserath, na Alemanha. Assim como uma orquestra é a união de instrumentos de maneira harmônica, a cultura é a proximidade entre tudo o que se tem de bom em uma comunidade.