Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla
Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)
Data de Publicação: 2 de setembro de 2018
Fotos: Alex Steffen
Crédito: Alex Steffen
Quais são as cores da alegria musical em terras alemãs? VERDE E AMARELO, é claro. Pela terceira vez a Winterschneiss Blasskapelle, a WBK, brilhou em Grimma, no Festival Internacional de Música, na Alemanha. E a história se repetiu, para a nossa alegria, se repetiu.
Músicos europeus, em especial alemães, são perfeitos em suas apresentações, tendo como marca a precisão em cada compasso e cada nota. Os brasileiros, contudo, apresentam algo mais do que precisão e talento musical. Como sempre destaca Davi Dessotti, o regente da WBK nestes 20 anos, os músicos brasileiros têm pegada. E foi com esta imposição de estilo e animação que, tocando rock’n roll é que a WBK venceu.
No palco havia músicos muito jovens, em sua primeira experiência internacional, confirmando o sentido maior da WBK. Poderia a orquestra ser uma das mais badaladas do Brasil, mantendo sempre os mesmos músicos, mas o objetivo é formar instrumentistas e, mais, fazer com que a música ajude a formar pessoas. Pessoas felizes. E, que felicidade tiveram os instrumentistas, muitos deles menores de idade, é inenarrável. “Nós, como bom-principienses vimos, nos nossos pequenos, a expressão da mais pura alegria. Para eles e também para nós, tudo era muito belo, desde a recepção e o desfile levando nossas bandeiras. Todos foram vencedores, mas foi a nossa bandeira que, a do Brasil, que foi agitada em frente a todos os olhares”, destacou o prefeito Fábio Persch, na manhã de domingo, logo depois do anúncio oficial.
A na noite de sábado, o prefeito e espectador, já antecipava o que viria pela frente, enviando vídeos para os seus amigos, se mostrando orgulhoso. “Naquele momento não sabíamos do título, mas sabíamos que os nossos, da WBK, tinham feito o melhor que podiam, e isso já nos bastava”, contou o prefeito.
Assim, as 11h25 de domingo, 2 de setembro, na Alemanha, a jovem WBK, foi nominada como a grande vencedora. Na hora da premiação o Regente da orquestra de Grimma e organizador do festival Reiner Rahmlow chamou ao prefeito Fábio Persch e ao regente Davi Dessotti para receberem a premiação em nome da orquestra. Lá estavam Mathias Berger, o prefeito de Grimma, e Henry Graichen, Governador do Estado da Saxônia. “A música e o Festival de Grimma tem uma importância gigantesca, sendo, a cada ano mais concorrida. Todos estão de parabéns e nós, muito orgulhosos, não vemos a hora de chegar em casa, levando o nosso troféu”, citou o prefeito Fábio, lembrando que a chegada no Brasil é no dia 8, à noite, devendo ser o final de semana, de grande festa para a WBK e os seus geniais instrumentistas.
Há quem diga que a WBK mudou o nome da cidade para TRImma.