Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)

A +

A -

Padrão


Original

Contraste
menu
×
Notícias

População cresce e os índices melhoram


Data de Publicação: 30 de agosto de 2018
Fotos: Alex Steffen/Prefeitura
Crédito: Alex Steffen/Prefeitura



Crescer é o sonho de todo aquele que é pequeno, mas, na esfera pública, o crescimento, relacionado à população, pode representar, muito mais, do que custos. Pode representar, também, mais dinheiro em caixa.

No caso de Bom Princípio, as estimativas do IBGE para a população de Bom Princípio mostrando a passagem de estágio, também, no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Há níveis previamente estipulados pelo Ministério da Fazenda, de modo que, conforme o número de habitantes, há aumento ou diminuição de repasses neste fundo. Depois de muitos anos, Bom Princípio, que vinha em um crescente populacional, passou de faixa. A população de Bom Princípio subiu de 13.189, para 13.846. Isso representa uma passagem de faixa (o limite para tal era 13.584). Mas, de modo prático, o que representa isso? Mais dinheiro em caixa.

Mais dinheiro em caixa quer, necessariamente, dizer que há melhores condições de gestão? Sim e não. Não, pois cresceu a população e o dinheiro a mais que chega à prefeitura, algo em torno de R$ 2 milhões no ano, é necessário para ajustar as despesas que crescem. Sim, pois, com uma boa gestão de recursos há um saldo positivo ao final de um período. De acordo com o secretário da Fazenda, Tiago Backes, antes de pensar em fazer contas, de onde pode ser usado este dinheiro, é preciso ter um diagnóstico detalhado do que precisa ser feito no município. Quais são as prioridades. “Esperávamos por um aumento populacional para passar de faixa, algo oficial do IBGE, pois, em nossos levantamentos, feitos pelo nosso setor de saúde, há tempos temos em torno de 14 mil moradores. Vínhamos arcando os custos sem, para tal, ter o repasse justo. Agora é feita a justiça com a nossa população. Alegres estamos, mas não entusiasmados ao extremo. É preciso manter os pés no chão”, destacou o prefeito em exercício João Guilherme Weschenfelder.

Cabe lembrar que o aumento do repasse acontecerá apenas em 2019, devendo ser mantido equilíbrio das despesas, com 25% destinados à educação, 15% à saúde.

“A notícia, é claro, é muito bem-vinda, pois no aperto que todos os municípios se encontram, tudo o que vier a mais representa uma melhor possibilidade de gestão”, pontua ao final do prefeito Joãozinho.
Segundo os dados do IBGE, a população brasileira passou de 207.706.355 para 208.494.900 milhões de habitantes, um aumento de 0,38%. Comparado com o ano anterior, 2.933 Municípios - ou  52,7% - apresentaram redução populacional; enquanto 2.626, que representa 47,1%, tiveram crescimento; e apenas 11 ou 0,2% permaneceram igual.

"Este crescimento da população e a mudança da faixa não é uma questão de sorte, mas de competência dos nossos servidores públicos. Fiscais, agentes de saúde, enfim, todos os servidores apresentam números que comprovam este crescimento, sendo enviados ao IBGE e corroborando com o que o instituto vinha buscando. Crescemos em população e iremos crescer em recursos", destaca Tiago Backes, secretário da Fazenda, dando ênfase ao esforço de todos os servidores para promover o desenvolvimento sustentável de Bom Princípio.

Quanto aos coeficientes de repasse do FPM, definidos pelo número de habitantes, a Bahia é o Estado mais impactado, já que 56 Municípios devem ter seu coeficiente reduzido. Por outro lado, São Paulo e Rio Grande do Sul apresentaram aumento de coeficientes em 15 e 14 Municípios, respectivamente.

© Copyright 2025 - Todos os direitos reservados à Prefeitura de Bom Princípio/RS

topo