Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla
Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)
Data de Publicação: 24 de agosto de 2018
Fotos: Alex Steffen/Prefeitura
Crédito: Alex Steffen/Prefeitura
Na abertura da Festa do Vinho, em Klüsserath, poderia se esperar brindes e vivas dos mais diversos, todavia, uma saudação em português, feita pela rainha Nadja Thimm. Ladeada pelas suas princesas Lea Pfeiffer e Marie-Sophie Schwarz, Nadja lembrou, em seu discurso, que esteve na Festa do Moranguinho, em 2017, no Brasil, deixando evidente o seu carinho pela cidade irmã: Bom Princípio.
O prefeito Fábio Persch, em seu discurso, não se fez de rogado. Se a rainha alemã pode falar em português, ele também poderia falar em alemão, e assim o fez. “Vielen Dank für alles. Wir haben uns hier zu Hause gefühlt. Wir hoffen, dass Sie als Brasilianer sein können, sowie wir uns Deutsch fühlen”, destacou o prefeito. (Muito obrigado por tudo. Nos sentimos em casa aqui. Desejamos que vocês se sintam tão brasileiros quanto nos sentimos alemães).
O prefeito Günter Herres deixou evidente a sua alegria em receber a comitiva brasileira. Já na primeira noite propôs um brinde ao prefeito Fábio Persch e a sua comitiva. Na festa do vinho, também, tiveram vez os ex-prefeito Norbert Friedrich, de Klüsserath, e Jacob Nestor Seibel, de Bom Princípio. Os dois, como responsáveis pelo intercâmbio firmado em 2009 no Brasil, e em 2010 na Alemanha, estavam, igualmente, felizes pelo reencontro das terras irmãs.
Vídeos e fotos, dos mais diferentes, foram feitos durante a abertura da Festa do Vinho – por sinal com um magnífico vinho branco – seguindo então a apresentação da Winterschneiss Blasskapelle. Pela terceira vez se apresentando na Alemanha como uma prévia do que vai ser feito no grande festival de orquestras de Grimma, a WBK deu uma pequena amostragem do seu talento. Fará nova apresentação no domingo, em meio à cidade.
“Nos tempos de imigração desta região do Mosel, nos entornos do Hunsrück, saíram centenas de pessoas em busca de nova vida. Uma nova oportunidade. Deixaram para trás suas famílias em busca de uma vida melhor, um futuro mais digno. Fizeram a primeira via desta ponte imaginária. Com o intercâmbio firmado, começamos, nós e vocês, uma segunda via, possibilitando idas e voltas. Nos sentimos muito felizes por estar aqui, junto com a Winterschneiss Blasskapelle, nos sentindo ainda mais teuto-brasileiros”, pontuou Fábio Persch, em sua fala para os alemães.
Depois das apresentações na cidade irmã, a comitiva parte para Rheinböllen, cidade irmã de Maratá, com direito a muita alegria e demonstração a um outro público. Fica a dúvida, porém, se lá também haverá trenzinho, como foi feito em Klüsserath, onde até o prefeito Fábio Persch entrou no ritmo da bandinha. Seja tocando ABBA ou Rosamunde, a WBK emocionou e assim fará em todos os seus concertos. Há quem duvide que o rock'n roll da WBK faça a todos dançar como fez em Klüsserath?
O Brasil está muito bem representado, agora com uma pitada de morango junto ao excelente vinho do Mosel alemão.