Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla
Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)
Data de Publicação: 15 de agosto de 2018
Fotos: Alex Steffen/Prefeitura
Crédito: Alex Steffen/Prefeitura
Consagrada internacionalmente, a Winterschneise Blasskapelle, mais conhecida como WBK, volta à Europa em 2018, mais exatamente na próxima semana, levando consigo o nome de Bom Princípio e a bandeira desta terra que tanto lhes traz orgulho.
Atendendo ao convite vindo de Klüsserath, cidade irmã de Bom Princípio, a WBK fará apresentação durante a Festa do Vinho. E a orquestra, desta vez, não irá sozinha. Vai acompanhada do prefeito Fábio Persch e de comitiva bom-principiense. Fábio Persch, com o aval da Câmara de Vereadores, irá acompanhar a trupe musical, aproveitando, também, para conhecer novos projetos de gestão na cidade irmã e arredores.
O ex-prefeito da cidade de Klüsserath, Norbert Friedrich, juntamente com a sua esposa, estão à frente do intercâmbio internacional. Segundo ele, tratados como deste intercâmbio com Bom Princípio, não podem envolver apenas entes públicos, mas, sim unir pessoas. “O que será do intercâmbio se os dois prefeitos não o quiserem? Eu afirmo que ele continuará, pois, a relação de Bom Princípio e Klüsserath é feita por famílias, por pessoas, enfim, por amigos”, pontua Norbert.
De posse de documentos dos mais diversos que tratam de Guilherme Winter e outras famílias que imigraram para o Brasil, Friedrich é um estudioso, buscando sempre saber algo mais. Sobre Guilherme, o ex-prefeito de Klüsserath, aponta uma série de imperfeições na história inicial, inclusive na data de nascimento de Winter. “Como era o filho mais velho, então com 20 anos, quando da imigração com a família e o pai morreu em alto mar, mudaram a data de nascimento de Winter para que ele tivesse 21, e assim, direito à terra no Brasil”, contou o empenhado político alemão.
No que tange ao intercâmbio, que agora tem oito anos, o ex-prefeito está vibrante, pois a Orquestra Winterschneise Blasskapelle, estará fazendo duas apresentações em Klüsserath. Mais precisamente na noite de 24 de agosto e na tarde de domingo, 26 de agosto.
“Estou ansioso para ver o que há na nossa cidade irmã e o que podemos partilhar de conhecimentos. Um intercâmbio é uma estrada de mão dupla, que é boa para ambos”, comentou o prefeito Fábio Persch que terá seis dias de viagem oficial e os demais, ficará na Alemanha, aproveitando suas férias.
Antecipando a viagem do prefeito, a sua assessoria esteve em Klüsserath, tratando de vários projetos e possibilidades, de modo que os administradores da cidade irmã se comprometeram em mostrar a Persch vários sistemas como de tratamento de águas e usinas de lixo. Também a questão turística será abordada com o prefeito, já que a Klüsserath é referência na região do Mosel e, Bom Princípio, uma referência regional no vale do Caí, cada qual com o seu pontecial.
Além de Klüsserath a orquestra irá se apresentar em Rheinböllen, que é a cidade geminada de Maratá, por conta do ex-prefeito e líder regional Franz Josef Lauer. Ao que consta prefeitos e lideranças de toda a região do Hunsrück e parte do Estado do Saarland, onde se inclui Sankt Wendel, Nohfelder e Tholey (cidades irmãs de São Vendelino, Feliz e Alto Feliz), estarão presentes aos espetáculos. “A apresentação de brasileiros sempre nos encanta, assim, nós, de Dickenschied (cidade irmã de Salvador do Sul) nos sentimos convidados em assistir. Quando os brasileiros vêm a nós, vamos, com prazer, observar a sua cultura e alegria”, pontua Karl-Wilhelm Bender, prefeito de Dickenschied.
Está planejada a apresentação em Grimma, em um grande festival internacional de orquestras que, por duas vezes, foi vencido pela WBK. Conforme Davi Dessotti, regente da orquestra de Bom Princípio, a participação em Grimma é um grande aprendizado para os músicos. Boa parte dos instrumentistas que agora viajam em estão em sua primeira participação em Grimma, ganhando assim vasta bagagem cultural.
Enquanto o prefeito Fábio estiver na Alemanha, será João Guilherme Weschenfelder quem responderá pela prefeitura. Segundo Joãozinho, como é mais conhecido, a oportunidade de conhecer novos projetos no velho mundo deverá ser muito bem aproveitada por Fábio. “Eu já estive lá e vi muito o que podemos aplicar aqui. Com grande alegria assumo a prefeitura, dando continuidade ao trabalho aqui, de modo que nosso prefeito Fábio, possa abrir a mente para novos horizontes. Ainda que ele esteja de férias, certamente, vai aproveitar para ver novos projetos e trazer eles para o progresso de nosso município”, mencionou Joãozinho que ficará prefeito até a volta de Fábio Persch, em 8 de setembro.