Obra de Dom Vicente terá maior destaque
Data de Publicação: 18 de junho de 2018
Fotos: Alex Steffen
Crédito: Alex Steffen
Há mais de uma década Bom Princípio, orgulhosamente, montava, junto ao parque municipal o Memorial Dom Vicente, fazendo, também ali, um largo dedicado ao cardeal que foi um dos 20 gaúchos que marcaram o século XX. Todavia, os pertences do religioso deixaram de ter a mesma vitrine há alguns anos. Desta maneira, a administração municipal, através do prefeito Fábio Persch, e o conselho de patrimônio, presidido por Léo Klering, decidiu repassar o mesmo material ao memorial hoje existente na Santa Casa de Misericórdia, em Porto Alegre. E assim, na segunda-feira, dia 11, em nome da preservação da história, Fábio Persch, acompanhado de lideranças culturais como Tânia Baumgratz, Daniela Steffen, Léo Klering e Zeno Steffen, fez a entrega formal do material em Porto Alegre, ampliando o acervo lá existente.
Monsenhor Tarcísio Scherer, parente direto do cardeal, também lá esteve, ficando feliz em ver todo o acervo em um só local. “Como foi possível ver, o local está adequado para tal, preservando com perfeição a história de Dom Vicente, um personagem não apenas de Bom Princípio mas de todo o Brasil”, destacou Léo Klering, vibrando com a possibilidade de haver um museu amplo com o material pertencente ao religioso.
Segundo o prefeito Fábio Persch, a opção por Porto Alegre tem relação, principal, com a visibilidade que tem o museu. “São mais de 200 visitas diárias, com pessoas preparadas para explicar as peças e as histórias do cardeal, fazendo como que sua imagem e sua obra seja pra sempre lembrada”, pontuou o prefeito, recordando o esforço de Scherer, não apenas como arcebispo, mas também como responsável pela recuperação do completo Santa Casa, de tal modo que nele haja, hoje, modernos hospitais, um deles com o nome de Alfredo Vicente Scherer.
Quanto ao memorial de Bom Princípio, já no ano que vem, receberá exposição mais completa sobre o Cardeal que é filho desta terra.