Uma equipe de Vigilância em Saúde da
5ª Coordenadoria Regional da Saúde (CRS), de Caxias do Sul, deve realizar amanhã (29) uma nova vistoria nas instalações do novo hospital da cidade, junto à UPA de Bom Princípio. O objetivo é verificar os ajustes feitos prédio, que haviam sido solicitados pela 5ª CRS na inspeção feita em abril. A inspeção é o último passo para liberação do Alvará Sanitário para abertura do novo hospital.
O espaço já havia recebido na última semana os Certificados de Regularidade de Inscrição junto ao Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (Cremers) e ao Conselho Regional de Farmácia do Estado. Ainda em abril, a Prefeitura teve aprovado na Câmara de Vereadores o projeto de lei autorizando a cedência por concessão de uso do imóvel do Município para a Associação São Pedro Canísio, que vai transferir para ali o serviço que hoje funciona no antigo Hospital São Pedro Canísio, próximo ao prédio da prefeitura.
ESFORÇO CONJUNTO
No início deste mês, o prefeito Fábio Persch havia participado de uma audiência com o secretário de Saúde do Estado, Francisco Paz, para definir as últimas etapas na burocracia para abertura do hospital. O encontro o
ocorreu no dia 3, junto com a secretária municipal de Saúde, Lilian Juchem, a diretora do Hospital São Pedro Canísio, Adriana Schwade Seibel, e o assessor do deputado federal e ex-ministro do Desenvolvimento Social Osmar Terra, Nestor Seibel.
A ação marcou a reta final de um esforço iniciado pela prefeitura em 2017, quando o Município conseguiu junto à Vigilância Sanitária do Estado a autorização para a construção do bloco cirúrgico do hospital, que deveria ser erguido com recursos do Município e da Associação São Pedro CanÍsio. As obras começaram em agosto e o novo espaço foi concluído em abril deste ano. A partir daí o Hospital São Pedro Canísio e a prefeitura trataram de completar o trâmite burocrático para pedir ao Estado a licença para a abertura.