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Fonte: Prefeitura de Bom Princípio
Data de Publicação: 1 de novembro de 2017
Fotos: Camila Tempas / Castor Becker Júnior
Crédito: Camila Tempas / Castor Becker Júnior
A 17ª Festa Nacional do Moranguinho teve lucro de R$ 515.750,60. O relatório com os resultados financeiros e os números de público, comercialização de morangos e outras informações foi divulgado na manhã desta quarta-feira (dia 1º), em uma reunião no gabinete do prefeito Fábio Persch. O encontro teve a participação da imprensa, vereadores e membros da Comissão Organizadora do evento. O presidente da Festa, César Baumgratz, ressaltou que a programação (ocorrida de 7 a 24 de setembro) atingiu plenamente suas metas sociais, culturais, econômicas e financeiras. Mais do que isso, representou recordes que colocaram o evento máximo de Bom Princípio em um novo patamar.
A Festa do Moranguinho movimentou R$ 2.028.518,26, entre receitas de ingressos, patrocínios, venda de espaços e outras fontes. Já as despesas somaram R$ 1.512.767,66. O evento atraiu este ano um público recordista de 124,7 mil pessoas, que assistiram a 224 apresentações artísticas nos diversos espaços da festa e consumiram 26,4 toneladas de morangos entre outros números (veja as tabelas abaixo).
DESTINAÇÃO
O lucro da Festa do Moranguinho está depositado na conta da Associação Comunitária de Bom Princípio, mantenedora do evento. A destinação final da cifra ainda será definida em conjunto entre a Comissão da Festa e a prefeitura. “Antes de qualquer ganho financeiro, a festa foi sucesso pela sua representatividade. A marca do morango e do próprio evento se fez mais forte, deixando Bom Princípio em destaque. O que valorizou a agricultura familiar e a cultura local”, reforçou Baumgratz. “São os chamados valores intangíveis, mais do nunca também importantes.”
Os valores de receitas e despesas foram esmiuçados pelo tesoureiro da Comissão Organizadora, Paulo Backes, que fez questão de sublinhar a seriedade da gestão financeira. “Nós administramos a festa como se fosse nossa casa, nossa família”, completou.
“Conseguimos trazer a Festa do Moranguinho ao nível de festas renomadas no Estado como Festa da Uva (de Caxias do Sul), Feira do Peixe (Tramandaí) e Expointer (Esteio)”, comentou o prefeito. “Alcançamos bons números em todos os sentidos. Inclusive pela parceria com a Rádio Alegria que trouxe os shows maiores sem risco de prejuízo para nossa festa.
Ao final da reunião César oficializou a prestação de contas ao prefeito e ao presidente da Câmara de Vereadores, Dárcio Schneider, com a entrega do ofício apresentando os números gerais, junto com os comprovantes de receitas e despesas.
CONFIRA TODOS OS NÚMEROS:
Público de 7 a 24 de setembro:
124.700 pessoas
Quantidade de morangos consumidas na Festa:
19.700 quilos in natura
6.700 quilos nos derivados
Total = 26.400 quilos
Venda de chopp:
26.780 litros nas 13 copas de entidades do município
4.700 litros no Biergarten
Total = 31.480 litros
Mostra de Morangos:
117 expositores de 11 variedades de frutas
- 85 de Bom Princípio
- 17 de Feliz
- 14 de São Sebastião do Caí e
- 1 de Tupandi
Foram quatro amostras por expositor, com cinco trocas durante a festa, totalizando 2.340 amostras expostas e avaliadas
Atrações artísticas:
224 espetáculos em todos os palcos do evento
8 shows nacionais
2 atrações internacionais
Espaços comerciais:
32 estandes do Camelódromo
36 no Centro de Convivências
60 no Ginásio
20 pontos de alimentação
25 espaços externos
11 espaços na Agricultura Familiar
Total – 184 espaços
RESULTADO FINANCEIRO:
1. RECEITAS
1.1 INGRESSOS
Venda Própria R$ 363.672,50
1395 Permanentes Ouro R$ 83.700,00
157 Permanentes Prata R$ 9.420,00
SUBTOTAL R$ 456.792,50
10% Participação GDO R$ 143.522,00
SUBTOTAL R$ 600.314,50
1.2 LOCAÇÃO DE ESPAÇOS
Aluguéis R$ 735.650,00
1.3 COMERCIALIZAÇÃO DE BEBIDAS
Venda de Bebidas R$ 655.188,12
1.4 RECEITAS DIVERSAS
Venda de Moranguinhos Exposição R$ 4.882,00
Venda de Copos Personalizados/Cuias R$ 3.208,46
Patrocínio Direto (Sicredi/Ferju) R$ 20.000,00
Saldo Positivo Baile R$ 2.904,76
SUBTOTAL R$ 30.995,22
1.5 RECEITAS FINANCEIRAS
Juros Recebidos R$ 176,23
Renda de Aplicações Financeiras R$ 6.194,19
SUBTOTAL R$ 6.370,42
____________________________________________________________-
TOTAL RECEITAS R$ 2.028.518,26
2. DESPESAS
2.1. CUSTO DAS BEBIDAS VENDIDAS R$ 405.023,94
2.2. DIVULGAÇÃO
Lançamentos - 4 R$ 19.294,80
Soberanas R$ 17.910,00
Divulgação R$ 9.600,71
RBS (Rádio, TV e Jornal) R$ 99.652,75
Mídia- Rádio e Jornal R$ 37.264,04
Propaganda - Placas- Bandeiras R$ 54.360,00
Site/Jingle/ Movie R$ 10.850,00
Folder/Baners/Fuse e R$ 21.930,57
SUBTOTAL R$ 270.862,87
2.3.ESTRUTURAS
Estrutura Arena e ou R$ 321.790,00
Estrutura Som/Luz R$ 70.000,00
Estrutura Banheiros Químicos R$ 24.400,00
Geradores R$ 13.400,00
Operadores Elétr R$ 16.420,00
Telões/ Fimagens/Wifi R$ 25.500,00
Despesas Gerais - R$ 5.034,20
SUBTOTAL R$ 476.544,20
2.4. FESTA
Shows , Apresentações e Camarim R$ 234.863,08
Ingressos/Crachás/Bilheteria R$ 34.448,20
Despesas com Expositores R$ 19.527,00
Segurança/ Material R$ 11.625,00
Limpeza/ Material R$ 16.121,20
Gastos Comissão e Colaboradores R$ 28.887,00
SUBTOTAL R$ 345.471,48
2.5. DESPESAS DIVERSAS
Cuias e Copos R$ 6.194,00
Despesas Gerais -Avarias /Sorteios/Material R$ 5.647,92
SUBTOTAL R$ 11.841,92
2.6. DESPESAS FINANCEIRAS
Taxas/IRF R$ 1.081,56
Tarifas Bancárias/ Cartão C R$ 1.941,69
SUBTOTAL R$ 3.023,25
_________________________________________-
TOTAL R$ 1.512.767,66
__________________________________
LUCRO ( 1 - 2 ) R$ 515.750,60