Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)

A +

A -

Padrão


Original

Contraste
menu
×
Notícias

Patrulha Maria da Penha orienta estudantes sobre prevenção no Agosto Lilás


Data de Publicação: 14 de agosto de 2025



Dentro do Agosto Lilás, campanha nacional criada para enfrentar a violência contra a mulher, a Patrulha Maria da Penha e profissionais de saúde visitaram a Escola 12 de Maio. Esta ação faz parte do Programa Saúde na Escola (PSE), que integra saúde e educação para promover prevenção e educação para o autocuidado dos estudantes. O objetivo foi conversar com os alunos sobre violência doméstica, orientando-os sobre como identificar e prevenir esse tipo de violência. Lembrando que o PSE tem o objetivo de trabalhar a prevenção das violências, a promoção da cultura da paz, cidadania e os direitos humanos.

As palestras que envolveram alunos dos 6º e 7º anos, foram coordenadas pelos sargentos Ianca Sabrina Neu e João Jeferson Matias e profissionais da área de saúde - a enfermeira Sulamita Souza Brandão Silva e as agentes comunitárias de saúde, Leoni Rambo Solange Maria Ludwig.

De acordo com a sargento Ianca a atuação da Patrulha Maria da Penha nas escolas é de fundamental importância. “Além de ensinar sobre os tipos de violência, quem podem ser os agressores e como identificar os primeiros sinais, também atuamos na prevenção", ressaltou.

Ela apontou como fundamental o apoio entre os alunos. “Seja para ajudar vítimas ou quem souber de alguém em situação de violência. Estamos à disposição para proteger e retirar estas vítimas desta violência doméstica, contando especialmente com o apoio das crianças, que estão em formação e podem crescer com outra cultura — entendendo o que é violência, o que é saudável e como pedir ajuda”, reiterou.

Esta iniciativa, realizada no contexto do Agosto Lilás, reforça a urgência e a presença de políticas públicas educativas e de segurança nas escolas. Destaca que o esforço conjunto entre segurança pública, saúde e educação pode colaborar para construir uma cultura de empatia, prevenção e respeito desde a infância. E para multiplicar ainda mais a conscientização, novas palestras serão realizadas em escolas.

 

© Copyright 2025 - Todos os direitos reservados à Prefeitura de Bom Princípio/RS

topo