Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla
Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)
Data de Publicação: 15 de julho de 2025
Fotos: Gui Birck
Na tarde deste domingo, 13 de julho, Bom Princípio viveu um momento para ficar na história. O lançamento oficial dos trajes das soberanas da 21ª Festa Nacional do Moranguinho foi um verdadeiro espetáculo de beleza, emoção e orgulho comunitário — um evento memorável que reuniu centenas de pessoas em frente ao Morangão.
A programação iniciou com muita música e energia: a Banda Black Tie animou o público com clássicos do pop rock, celebrando também o Dia Mundial do Rock. Em seguida, as autoridades foram chamadas ao palco para a abertura oficial. O prefeito Vasco Brandt e o presidente da festa, Gerhard Poersch Ledur, destacaram em suas falas a importância do momento e o quanto a Festa do Moranguinho representa para a identidade e a cultura do município.
Então, chegou o grande momento da tarde: em meio a olhares atentos e corações acelerados, foram revelados os vestidos da rainha Amanda Winter e das princesas Bruna Backes e Cauane Klering. As soberanas surgiram sob aplausos e olhares emocionados, representando a elegância, a tradição e o brilho de uma história que se renova a cada edição.
O momento da revelação dos vestidos foi marcado por pura emoção. Os trajes, cuidadosamente desenvolvidos para representar a essência da Festa Nacional do Moranguinho, exaltaram a beleza e a simbologia da corte que levará o nome de Bom Princípio com orgulho por todo o Estado e além dele.
E o evento de domingo ainda teve mais atrações. o evento contou com outras atrações que enriqueceram a noite. A banda Rainha Musical animou o público com um show vibrante, que adentrou a noite. Já os comes e bebes - incluindo delícias do morango - foram comercializadas por entidades do município.
O evento foi um ato de celebração à cultura local, à história da festa e ao protagonismo das mulheres que representam a comunidade com graça e dedicação. A 21ª edição da Festa Nacional do Moranguinho já começou a escrever suas páginas — e elas prometem ser inesquecíveis.
Com orgulho e entusiasmo, prefeito Vasco convoca a comunidade para a 21ª Festa do Moranguinho
Durante o emocionante evento de lançamento, o prefeito Vasco Brandt destacou o orgulho e a alegria de estar à frente do município neste momento tão simbólico. “Hoje é um dia de celebrar nosso município, nossa fruta símbolo, o moranguinho, e principalmente a união e o amor que temos por esta terra. Já começamos a respirar a Festa de setembro — e esse lançamento oficial dos vestidos das nossas soberanas é mais um marco neste caminho”, destacou o prefeito, saudando autoridades, prefeitos visitantes e o público presente.
Em sua fala, Vasco agradeceu à comissão organizadora da festa, liderada por Gerhard Poersch Ledur. Também fez um agradecimento especial pelo incansável trabalho da primeira-dama Letícia Chassot, bem como dos demais colaboradores que se dedicaram à criação dos vestidos, em especial à estilista Vivian Boff, responsável pelas peças apresentadas com tanto encanto e emoção.
“O trabalho até aqui já foi intenso, com o baile de escolha e agora este momento especial. A partir de agora, começa uma nova fase: a de divulgar Bom Princípio nos quatro cantos do Estado e do Brasil, com orgulho da nossa agricultura, do nosso comércio, da nossa cultura e, claro, da nossa gente”, afirmou.
Para o prefeito, a Festa Nacional do Moranguinho é muito mais do que um evento. “É uma celebração do trabalho do nosso agricultor, da força do nosso povo e da identidade que nos une. Tenho certeza de que esta será uma das maiores edições da nossa história. Obrigado a todos por estarem aqui celebrando conosco”, enfatizou o prefeito.
Presidente da 21ª Festa Nacional do Moranguinho agradece apoio e reforça compromisso com uma festa grandiosa e transparente
Em sua fala, o presidente da 21ª Festa Nacional do Moranguinho, Gerhard Poersch Ledur celebrou mais um momento marcante desta edição e compartilhou sua gratidão por estar à frente da organização. “É um prazer enorme ter todos vocês aqui hoje para darmos o segundo pontapé oficial da nossa festa. O primeiro foi o baile de escolha das soberanas, em maio, mas este caminho começou ainda em janeiro, quando recebi o convite do prefeito Vasco e da primeira-dama Letícia. Desde então, vivemos momentos inesquecíveis — como a grande noite do baile — e agora celebramos a apresentação dos vestidos, que posso adiantar: estão deslumbrantes”, disse, agradecendo especialmente à estilista Vivian Boff e à equipe que coordenou a confecção dos trajes.
Gerhard destacou ainda que, logo após a apresentação oficial, a programação da festa será divulgada. “São mais de 130 atrações já confirmadas. Trabalhamos com muito carinho para oferecer uma programação diversa, alegre e para toda a família”, adiantou.
“Nasci aqui, me criei aqui, amo este município e tenho orgulho das pessoas que fazem parte da minha vida. Conduzir a maior festa do Vale do Caí é uma grande missão, mas acima de tudo uma honra gigantesca”, ressaltou.
Ele também agradeceu à esposa Letícia, aos filhos, familiares e amigos que vêm apoiando sua dedicação à festa, destacando o esforço coletivo para que tudo aconteça da melhor forma possível. “Prometo entregar uma festa transparente, honesta e feita com amor. Não estou cuidando do meu dinheiro, estou cuidando do dinheiro de cada cidadão. O que importa é que o resultado final seja um sucesso e que todos tenham orgulho da nossa Festa Nacional do Moranguinho, que é motivo de reconhecimento em todo o Estado e país”, destacou.
Soberanas celebram história, emoção e o orgulho de representar Bom Princípio
Em uma tarde memorável e cheia de emoção, as soberanas da 21ª Festa Nacional do Moranguinho protagonizaram um dos momentos mais aguardados da programação deste domingo, 13 de julho: a apresentação oficial dos vestidos. Com brilho nos olhos e muita emoção na voz, a rainha Amanda Winter destacou o simbolismo que carrega ao vestir o traje da corte.
“Traduz tudo que nós estamos sentindo e o orgulho que temos pelo nosso povo. Carregar ele é carregar não só um título, e sim toda a nossa história. Eu, Rainha Amanda, comprometo-me em orgulhar todos vocês”, afirmou emocionada.
A princesa Cauane Klering relembrou o sonho de infância que se tornou realidade e expressou sua gratidão à comunidade. “Estar aqui hoje é a realização de um sonho que nasceu lá na infância. Crescemos vivendo esta festa, admirando as soberanas e desejando um dia viver momentos como este. Hoje carregamos muito mais que uma faixa e uma coroa. Representamos todo o nosso município, o nosso povo, com muito carinho, orgulho e amor. Que a nossa caminhada possa inspirar outras meninas que hoje também sonham. E a cada um de vocês, o nosso muito obrigada por nos permitirem viver tudo isso e sonharem com a gente”, ressaltou a princesa.
Já a princesa Bruna Backes falou sobre a emoção de viver este momento, agradecendo a todos que contribuíram para tornar a ocasião ainda mais especial. “É difícil dizer algumas palavras que resumam os nossos sentimentos hoje, mas tudo isso toca o nosso coração de uma forma que não tem explicação. Os nossos trajes traduzem o nosso orgulho, o nosso símbolo maior, que é o morango, a nossa cultura e também a nossa belíssima história”, disse.
Bruna também fez questão de agradecer à estilista Vivian Boff, responsável pela criação dos vestidos, que finalizou os bordados até a véspera do evento, além da primeira-dama Letícia Chassot e da esposa do presidente da festa, Letícia Klering, pelo apoio constante durante todo o processo.
”Nós, juntas, de mãos dadas, faremos desta a maior e melhor edição da Festa Nacional do Moranguinho, a festa mais gostosa do país”, garantiram as soberanas, de mãos dadas.
Como nascem os sonhos: o vestido que celebra Tradição, Cultura e Identidade
Um vestido que une tradição, simbolismo e a dedicação de uma comunidade inteira. Assim pode ser descrita a criação assinada pela estilista Vívian Boff, responsável pelos trajes das soberanas da tradicional Festa Nacional do Mmoranguinho. A peça foi pensada para ir além da estética: ela conta uma história.
Confeccionados em crepe, os vestidos trazem leveza e pureza, em referência ao espírito do povo local. As mangas amplas e delicadamente sobrepostas ganham movimento com o vento, lembrando as flores que enfeitam e perfumam as lavouras de morango da região. O toque artesanal fica por conta do macramê dourado, bordado à mão, que representa o cuidado, o talento e a tradição cultivados ao longo de quase 40 anos de história comunitária.
Os tons vibrantes de vermelho, diferenciados entre os trajes da rainha e das princesas, simbolizam a força e a identidade do morango — fruta que é a alma do município. Bordados com flores, folhas e morangos cravejados em cristais compõem um jardim encantado que une a beleza natural à grandiosidade da celebração. O desenho do traje acompanha as linhas da coroa das soberanas, criando uma ponte visual e simbólica entre a realeza da festa e as raízes da comunidade.
Um dos elementos mais emblemáticos está na cintura da rainha: um morango em cristal, símbolo sagrado do evento. Ele representa não apenas a beleza do fruto, mas também a responsabilidade e o orgulho de representar um povo que valoriza sua história, sua cultura e sua terra. A criação de Vívian Boff reforça que moda e memória podem caminhar juntas — e que sonhos podem, sim, ser costurados com afeto e identidade.