Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla
Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)
Data de Publicação: 8 de abril de 2025
Fotos: Divulgação
Crédito: Dionéia Persch
Mais uma importante notícia se confirma para as mulheres de Bom Princípio e região. O Hospital São Carlos, em Farroupilha, foi habilitado ao programa SERMulher. Trata-se de um programa de retaguarda da Atenção Primária à Saúde, garantindo atendimento para casos que exigem investigação mais detalhada.
O serviço atende pacientes com alterações nos exames de rastreamento de câncer de colo do útero e de mama, além de casos suspeitos de endometriose, adenomiose, miomatose, infertilidade e climatério. O objetivo principal do programa é reduzir a mortalidade por câncer por meio do diagnóstico precoce e acesso facilitado a exames e consultas especializadas.
Com a confirmação, o Hospital São Carlos se tornou referência para o atendimento de mulheres de toda a região. A formalização do convênio ocorreu com a assinatura da secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, e da direção do hospital. Desta forma, a unidade será estruturada para acolher as pacientes de forma humanizada, com uma equipe especializada em consultas, exames e pequenos procedimentos, conforme a necessidade de cada caso.
A secretária de Saúde, Rejane Maria Schlindwein Eglior, que participou do evento em que o Hospital São Carlos foi habilitado para o programa, comemora a notícia. “É com alegria que acolhemos o SERmulher habilitado no Hospital São Carlos, o que traz para nossas usuárias do SUS o acesso mais ágil e completo - dentro de cada linha de cuidado”, destaca.
Como funciona o encaminhamento?
📌 Passo 1: A paciente realiza exames preventivos na Atenção Básica.
📌 Passo 2: Se houver necessidade de investigação, o médico encaminha a paciente para um serviço especializado.
📌 Passo 3: A solicitação deve ser entregue na Secretaria de Saúde do município de residência, onde será cadastrada no sistema GERCON para viabilizar o atendimento no SERMulher.
Com esta estrutura organizada e o suporte do Hospital São Carlos, o programa fortalece o cuidado com a saúde feminina, garantindo atendimento especializado e mais segurança no diagnóstico e tratamento.