Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla
Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)
Data de Publicação: 3 de março de 2021
Crédito: Claudia ComunicAtiva
Amanhã inicia a imunização de quem tem mais de 80 anos
Até terça-feira desta semana, Bom Princípio havia recebido um total de 390 doses de vacinas contra Covid para a primeira dose. Destas, 310 haviam sido aplicadas nos profissionais da saúde e em idosos a partir de 84 anos. Também foi aplicado até terça-feira um total de 100 vacinas da segunda dose.
Nesta quarta-feira, a vacinação segue para idosos de 83 anos ou mais e ainda profissionais da saúde. E amanhã, quinta-feira, inicia a vacinação dos idosos de 80 anos ou mais. Os familiares já podem ligar hoje para sua UBS de referência para fazer o agendamento, que será feito conforme a disponibilidade de doses.
“Temos em nosso município um número muito grande de profissionais que atuam na saúde devido ao hospital e à UPA, que outros municípios não têm. Por isso, este ‘atraso’ na vacinação dos idosos em relação a outras cidades da região, uma vez que as doses que nos chegam não são suficientes para a grande demanda”, comenta a enfermeira Laís Koller Dewes, acrescentando que todas as doses que chegam são logo utilizadas.
Ela explica que, além dos profissionais que atuam nos postos de saúde, hospital e UPA, o Conselho local também aprovou a orientação da CIB (Comissão Intergestores Bipartite) para a aplicação das doses em profissionais de saúde de instituições e clínicas privadas. Estes serão imunizados na seguinte ordem: médicos, dentistas, fisioterapeutas/massoterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas/psicólogos e médico veterinário.
Como se dá a vacinação dos idosos
Conforme explica a secretária da Saúde do município, Lilian Juchem, a vacinação dos idosos está sendo feita por agendamento. “As agentes de saúde têm a relação dos idosos e suas respectivas idades. Então elas avisam sobre a vacinação e um familiar agenda o horário para aplicação da vacina no posto de saúde”, detalha Lilian.
A secretária explica ainda que os idosos acamados ou restritos ao lar estão sendo vacinados a domicílio.