Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla
Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)
Data de Publicação: 12 de agosto de 2020
Fotos: Alex Steffen
Crédito: Alex Steffen
As oficinas do CRAS estão ocorrendo na modalidade à distância desde o mês de maio, suplantando os problemas que trouxe a pandemia e impedindo encontros pessoais.
Mesmo com a pandemia de Covid-19, o CRAS não deixou de atender às famílias cadastradas no serviço. Desde maio, as oficinas de capoeira e artesanato estão ocorrendo na modalidade à distância. Mas como isso funciona?
Essa categoria é oferecida somente para aqueles que já haviam se inscrito nas oficinas e que compareceram nas primeiras aulas realizadas presencialmente.
Através do aplicativo WhatsApp, foram criados grupos com os integrantes de cada turma, respectivamente. Os professores então, encaminham vídeos das tarefas, explicando passo a passo da atividade para os alunos.
Na oficina de artesanato, carinhosamente apelidada de “Fazendo Arte em casa”, as professoras montam kits contendo o material necessário para a realização da tarefa e realizam a entrega à domicílio, tomando todos os cuidados necessários, conforme preconiza a Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social. Após, cada integrante deve dar retorno no grupo, mandando uma foto da sua atividade pronta.
Na oficina de capoeira, chamada de “Gingando em casa”, o professor encaminha vídeos, semanalmente, para as crianças e adolescentes participantes, contendo as atividades e exercícios que os mesmos devem reproduzir em casa. Em seguida, os alunos retornaram com vídeos demonstrando como realizaram a atividade, para que o professor possa avalia-los.
Atualmente, a oficina de artesanato do CRAS atende 21 pessoas, entre crianças e adultos, através de quatro grupos.
A oficina de artesanato em parceria com a EMATER atende em torno 300 mulheres através de 23 grupos.
A oficina de capoeira atende em torno de 400 alunos, através de 15 grupos, de três localidades do município.