Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla
Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)
Data de Publicação: 3 de agosto de 2020
Fotos: Alex Steffen
Crédito: Alex Steffen
A Secretaria Municipal de Saúde de Bom Princípio, indo de encontro às ações mundiais ligadas ao aleitamento materno, apresentou, nessa semana, vasto material de divulgação sobre o assunto e os seus benefícios para a saúde das crianças.
Há 20 anos acontecem em agosto, ações em todo o mundo em prol da amamentação. Durante o Agosto Dourado, é realizada a Semana Mundial da Amamentação (SMAM), que destaca a promoção da saúde por meio da proteção, nutrição e desenvolvimento da criança.
A SMAM é pactuada pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em mais de 170 países. Neste ano, a SMAM 2020, sob o lema “Apoie o Aleitamento Materno por um Planeta Saudável”, se concentrará no impacto da alimentação infantil no meio ambiente / mudança climática e no imperativo de proteger, promover e apoiar o aleitamento materno para a saúde do planeta e de seu povo.
Os benefícios do Aleitamento Materno
São inúmeros os benefícios do aleitamento materno, dentre eles podemos citar:
Lilian Juchem, secretária municipal de Saúde de Bom Princípio, reforça que o aleitamento é a maneira ideal para fornecer à criança nutrientes essenciais para um desenvolvimento saudável. Neste sentido busca fortalecer as boas práticas para a promoção do aleitamento materno com orientações à gestante durante o pré-natal e acompanhamento nas consultas puerperais e do recém-nascido no consultório e nas visitas domiciliares com equipe multiprofissional, sanando dúvidas e apoiando a prática do aleitamento materno.
“O leite materno oferece anticorpos para proteger o bebê de infecções, reduz a mortalidade infantil e ajuda no desenvolvimento cognitivo. A orientação da OMS é que bebês sejam alimentados, exclusivamente, até os seis meses, do leite da mãe por ter os nutrientes necessários para o um desenvolvimento mais saudável”, citou a secretária.