Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla
Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)
Data de Publicação: 20 de dezembro de 2019
Fotos: Alex Steffen
Crédito: Alex Steffen
Ainda era tarde e mesas eram postas em meio à rua Irmão Weibert à sombra da Igreja Matriz e do Seminário São João Vianney. Um entardecer diferente se anunciava para Bom Princípio na quinta-feira, 19 de dezembro. Lanches, sucos, uma excelente cerveja e um grande palco montado eram prenúncio de atividades festivas de final de ano. Assim que o sol começou a se despedir era hora de iniciar a programação do Strassenfest, fazendo da histórica Rua Irmão Weibert, novamente, o coração pulsante de Bom Princípio.
A Orquestra Winterschneise Blasskapelle (WBK), tantas vezes premiada mundialmente, dava o ar da graça e apresentava algumas músicas em sua passagem de som, enquanto isso as pessoas se aproximavam trazendo cadeiras e até chimarrão: haviam aceito o convite para a programação do Natal de Bons Princípios.
HAUS DER MUSIK
O primeiro ato aconteceu no interior do sobrado antigo à frente do Seminário São João Vianney. Adquirida pela família Baumgratz em 2010, a antiga casa construída no início do século XX foi completamente restaurada com recursos da iniciativa privada e da própria família, não sendo empreendido nela qualquer centavo de dinheiro público já que a contrapartida do investimento foi dada pela família.
A casa passou a ser denominada Haus der Musik e por 20 anos será a sede da WBK, como uma retribuição cultural à comunidade de Bom Princípio que teve, desde sempre, fortes laços com a religiosidade, a cultura e a gastronomia, tudo em uma mesma rua.
No ato de inauguração o advogado César Baumgratz fez uso da palavra e citou a importância da cultura no desenvolvimento de uma sociedade, assim como fez referência a necessidade de haver, por parte da iniciativa privada, o comprometimento com a valorização da história propriamente dita. Léo Klering, presidente do Conselho de Patrimônio também fez uso da palavra e honrado deu abertura à exposição O Voo do Cardeal do Sul: Dom Vicente Scherer.
A exposição que tem a casa como sede retrata vida e obra de Dom Vicente Scherer, filho ilustre de Bom Princípio e um dos ícones que marcou a história do Sul do Brasil no século XX.
Ao saírem da casa, César e Vera Baumgratz, subiram ao palco fazendo a entrega a Davi Dessotti e ao prefeito Fábio Persch, das chaves daquela que fora residência e agora será a sede oficial da melhor orquestra jovem do Sul do Brasil.
Dessotti, lembrou do projeto da Casa Selbach, que será retomado em 2020, dizendo que a orquestra teria ali a sua sede, junto com outros projetos culturais, mas que, agora, com a cedência da casa Baumgratz, por 20 anos, a WBK fará jus ao nome Haus der Musik (a Casa da Música).
PROJETOS FUTUROS
Nas suas falas repletas de memórias de uma rua Irmão Weibert em um passado nem tão distante assim o vice-prefeito Joãozinho Weschenfelder e o prefeito Fábio Persch mexeram com o emocional da comunidade, que a essa altura fechava a rua por completo. Centenas até milhares de pessoas ouviram as explanações do prefeito e do vice que projetaram também o futuro na rua histórica.
“O Natal e os dias que o antecedem são sempre de grande alegria e eu, quase já passei dos 50, lembro de como era o Natal antigamente. As famílias se reuniam para cantar e rezar. Vocês não imaginam a alegria que eu estou em ver todos aqui, com cantoria, com a música da nossa orquestra e muitas apresentações culturais. É como se estivéssemos voltando no tempo. E o que mais me deixa feliz é que isso está acontecendo aqui, na Rua Irmão Weibert, que sempre foi referência para a nossa cidade. Nós vínhamos da colônia para a vila e participávamos de celebrações. Era uma verdadeira festa”, destacou o vice-prefeito Joãozinho.
“Estamos muito felizes por ver aqui uma rua antiga com ares de nova. Ah! E tem mais. Aqui, onde havia a casa da família Ost e o seu tradicional açougue será erguida uma cervejaria, indo de encontro com a tradição alemã de nossa terra bom-principiense. Na irmão Weibert há vários empreendimentos sendo concretizados, de sul a norte. Parabenizamos a todos que acreditam em Bom Princípio, pois investimentos como esse fazem crescer a comunidade. Temos na irmão Weibert, também, nossa Biblioteca Pública, casas de especializadas em eventos, excelentes restaurantes e até uma lancheria temática. A cidade baixa voltou a crescer e valorizar a nossa história. Muito obrigado a todos que acreditam em Bom Princípio e a sua rica história”, apontou o prefeito Fábio Persch, falando também de novos empreendimentos que estão sendo realizados na Irmão Weibert, como é o caso de um posto de combustíveis, uma cervejaria artesanal à frente do Seminário, e de outros projetos que estão dando nova vida à cidade histórica, sempre respeitando, é claro, a estrutura e os casarios tradicionais.
Fazendo referência ao desenvolvimento recente de Bom Princípio e ao excelente ano de 2019 no que diz respeito às obras, o prefeito Fábio Persch não enfatizou nomes, mas agradeceu à Câmara de Vereadores e à comunidade de Bom Princípio que acredita no desenvolvimento da cidade. A retribuição ao prefeito foram aplausos, por parte da comunidade e também dos vereadores presentes ao ato, representados por seu presidente João Augusto Rodrigues da Silva, nas primeiras filas frente ao palco, ao lado das belas soberanas da Festa Nacional do Moranguinho.
HORA DE CELEBRAR
Com a encenação do Natal do Menino Jesus feita pelos grupos culturais ao som da WBK, tendo a Haus der Musik como pano de fundo, a emoção aflorava. No telão um vídeo apresentava a realidade de Bom Princípio em 2019 enquanto que o povo, já acomodado, assistia tudo o que se sucedia.
A WBK fez o seu show mesclando anos 70 e 80 com o clima natalino. E a magia fez crescer, com filas e filas se formando ao lado do Capitel da Igreja Matriz, para retirada de pacotinhos de Natal para as crianças. Mas, antes dos pacotinhos faltava alguém.
E o Papai Noel chegou, com seus ajudantes, de uma maneira pra lá de inusitada: descendo do alto do Seminário São João Vianney. Aí seguiram fogos coloridos que iluminavam o céu e as redes sociais e a entrega dos pacotinhos.
O mesmo palco que antes recebera a WBK e o pequeno Valentino que também cantou, daquele momento em diante seria da Hatfield Banda, que apresentou-se ao som do country rock, às antigas, fazendo jus ao cenário histórico da cidade baixa de Bom Princípio.